Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3299
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGONZAGA, Sabrina Espíndola-
dc.date.issued2022-03-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3299-
dc.description.abstractSchool institutions have been looking for ways of teaching that are less rigid and that promote more meaningful and lasting learning. In this direction, robotics enters Brazilian schools and brings a proposal of junction between practice and theory. However, the robotics activities and pedagogical actions carried out in these projects do not always clearly involve the school curriculum and can become, therefore, simple marketing elements that propagate a false educational innovation. In this scenario, this research sought to understand the possible articulations of the Science curriculum with active methodologies aimed at educational robotics. The locus of the investigation is a private school in the interior of São Paulo that has been developing a robotics project in Elementary Schools I and II for four years. The methodology is based on a qualitative approach and the data were obtained through a documentary survey of the Pedagogical Proposal, the School Regulation, the Curricular Matrix and the School's Robotics Project. In addition, semi-structured interviews were applied to professionals directly involved in conducting the project. As a result of the study, the absence or gaps of information about the pedagogical practices applied in the institution was identified in the school documents, especially in terms of evaluation, and the purpose of this process in the Robotics Project and in the Pedagogical Proposal was not clear. The research allowed a better understanding of robotics as an active methodology, as well as its relationship with the curriculum. It was also noted that there is a partial articulation of the prescribed curriculum to educational robotics, with almost exclusive reference to the BNCC, since there was no reference to the local prescribed curriculum and its articulation with the project. This study hopes to bring contributions to future investigations that permeate the experience of active methodologies, such as robotics, from a curricular perspective in the school environment, strengthening discussions on the subject.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectRobóticapt_BR
dc.subjectCurrículo de ciênciaspt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.titleMetodologias ativas na robótica educacional: possíveis articulações com o currículo de ciências?pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.available2022-05-16-
dc.date.available2022-05-16T10:42:27Z-
dc.date.accessioned2022-05-16T10:42:27Z-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0042513582537124pt_BR
dc.contributor.advisor1RODRIGUES, Alessandra-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9144795450225559pt_BR
dc.description.resumoAs instituições escolares vêm buscando formas de ensino menos engessadas e que promovam aprendizagens mais significativas e duradouras. Nessa direção, a robótica adentra as escolas brasileiras e traz uma proposta de junção entre prática e teoria. Entretanto, nem sempre as atividades de robótica e as ações pedagógicas realizadas nesses projetos envolvem claramente o currículo escolar e podem se tornar, por isso, simples elementos de marketing que propagam uma falsa inovação educacional. Nesse cenário, esta pesquisa buscou compreender as possíveis articulações do currículo de Ciências com metodologias ativas voltadas para a robótica educacional. O lócus da investigação é uma escola particular do interior de São Paulo que desenvolve há quatro anos um Projeto de Robótica no Ensino Fundamental I e II. A metodologia apoia-se na abordagem qualitativa e os dados foram obtidos por meio de levantamento documental da Proposta Pedagógica, do Regimento Escolar, da Matriz Curricular e do Projeto de Robótica da escola. Além disso, aplicou-se entrevistas semiestruturadas aos profissionais envolvidos diretamente na condução do projeto. Como resultados do estudo, foi identificado nos documentos escolares a ausência ou lacunas de informações sobre as práticas pedagógicas aplicadas na instituição, sobretudo, no quesito avaliação, não ficando clara a finalidade deste processo no Projeto de Robótica e na Proposta Pedagógica. A pesquisa permitiu compreender melhor a robótica enquanto metodologia ativa, bem como sua relação com o currículo. Notou se ainda que ocorre a articulação parcial do currículo prescrito à robótica educacional tendo como referência quase exclusiva a BNCC, uma vez que não ocorreu referência ao currículo prescrito local e sua articulação com o projeto. Este estudo espera trazer contribuições para futuras investigações que permeiem a experiência com metodologias ativas, como a robótica, numa perspectiva curricular no âmbito escolar, fortalecendo as discussões acerca da temática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIFQ - Instituto de Física e Químicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUNIFEIpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.relation.referencesGONZAGA, Sabrina Espíndola. Metodologias ativas na robótica educacional: possíveis articulações com o currículo de ciências?. 2022. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2022.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_2022080.pdf766,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.