Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3338
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCOSTA, Maria Magali Borges-
dc.date.issued2022-03-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3338-
dc.description.abstractThe impact of technology on education has been bringing new challenges to the teacher in last decades, causing changes in the educational context of schools and breaking with traditional ways of teaching and learning. The Digital Information and Communication Technologies (DICT) are frequently used by students in their daily lives on multiple digital platforms, what highlights challenging situations for teachers in public and private schools, situation that could be minimized by an introduction of innovative methodologies, making teaching more interesting and closer to the reality of “digital natives.” In this context, this thesis has the general objective of establishing a relationship between Active Methodologies, Personalization and Universal Design for Learning, in an experience in Natural Sciences hybrid teaching, demonstrating, that they can contribute to make the student more and more participatory and autonomous. The COVID-191 pandemic has accentuated the teacher's responsibility to learn about the new uses of DICT in teaching and learning and improving communication with their students through remote teaching. In this way, this work sought to deepen the studies on active methodologies applied to the Natural Sciences teaching, to demonstrate the relationship between them and student personalization, and between both of Universal Design for Learning, as a contribution to improving the performance of students and teachers. The work methodology was based, firstly, on the bibliographic review about the subject, with reading and recording of books and articles, seeking the foundations of the proposed objectives, in situations used in the teacher's pedagogical practice within the Science classroom. To verify the frequency of use of active methodologies in the Science classroom, with or without DICT, a survey was conducted among Elementary School students, from a private school in the South of Minas Gerais and an interview with the teacher responsible for the class. The results of this study indicate that active methodologies provide greater learning and increase student interest, especially if combined with DICT. On the other hand, the research confirmed the importance of the teacher knowing the active methodologies applied in classroom situations, with or without the use of DICT, revealing that democratic access to them by all students is an essential condition for the general improvement of teaching learning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino híbrido em ciênciaspt_BR
dc.subjectTecnologias digitais de informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectPersonalizaçãopt_BR
dc.subjectDesenho universal para aprendizagempt_BR
dc.titleUm estudo sobre as contribuições das metodologias ativas e da personalização no ensino de ciênciaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.available2022-08-01-
dc.date.available2022-08-01T20:03:24Z-
dc.date.accessioned2022-08-01T20:03:24Z-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0108131173684221pt_BR
dc.contributor.advisor1FIGUEIREDO FILHO, Newton de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4061301060228632pt_BR
dc.contributor.advisor-co1FERRAZ, Denise Pereira de Alcântara-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9785887550619619pt_BR
dc.description.resumoO impacto da tecnologia na educação vem trazendo novos desafios ao professor nas últimas décadas, provocando mudanças no contexto educacional das escolas e rompendo com as formas tradicionais de ensinar e aprender. As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), utilizadas com frequência pelos alunos em seu cotidiano, em múltiplas plataformas digitais, coloca em evidência situações desafiadoras aos professores nas escolas públicas e privadas, que a introdução de metodologias inovadoras poderia minimizar, tornando o ensino mais interessante e próximo da realidade dos “nativos digitais”. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo geral estabelecer uma relação entre Metodologias Ativas, Personalização e Desenho Universal para Aprendizagem, em uma experiência no ensino híbrido de Ciências da Natureza, mostrando que elas podem contribuir para tornar o aluno cada vez mais participativo e autônomo. A pandemia da COVID-19 acentuou a responsabilidade do professor em conhecer os novos usos das TDICs no “ensinar e aprender” e melhorar a comunicação com seu aluno por meio do ensino remoto. Desta maneira, este trabalho procurou aprofundar os estudos sobre metodologias ativas aplicadas ao ensino de Ciências da Natureza, para demonstrar a relação entre elas e a personalização do aluno e, entre ambas do Desenho Universal para Aprendizagem, como contribuição na melhoria do desempenho de alunos e professores. A metodologia de trabalho baseou-se, primeiramente, na revisão bibliográfica sobre o assunto, com leitura e fichamento de livros e artigos, buscando os fundamentos dos objetivos propostos, em situações utilizadas na prática pedagógica do professor dentro da sala de aula de Ciências. Esta parte contou também com um levantamento de periódicos publicados pela Com a finalidade de verificar a frequência do uso das metodologias ativas em sala de aula de Ciências, com ou sem as TDICs, foi feita uma pesquisa entre os estudantes do Ensino Fundamental II, de uma escola da rede particular de ensino, do Sul de Minas e uma entrevista com a docente responsável pela turma. Os resultados deste estudo apontam que as metodologias ativas proporcionam maior aprendizagem e interesse dos alunos, principalmente se combinadas com as TDICs. Por outro lado, a pesquisa confirmou a importância do professor conhecer as metodologias ativas aplicadas em situações de sala de aula, com ou sem o uso das TDICs, revelando que o acesso democrático a elas, por todos os alunos, é condição imprescindível à melhoria geral do ensino aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIFQ - Instituto de Física e Químicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUNIFEIpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.relation.referencesCOSTA, Maria Magali Borges. Um estudo sobre as contribuições das metodologias ativas e da personalização no ensino de ciências. 2022. 80 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2022.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_2022101.pdf2,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.