Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3346
Tipo: Dissertação
Título: Planejamento territorial e ruído: uma abordagem normativa da gestão do ruído
Autor(es): REIS, Patrícia Martins dos
Primeiro Orientador: SILVA, Luiz Felipe
Resumo: Um dos problemas recorrentes no ambiente urbano, principalmente nos grandes centros das capitais brasileiras, é a poluição sonora. Uma das formas de controle e gestão do ruído nas cidades é pela elaboração de leis complementares e específicas que trazem diretrizes para contê-lo. A abordagem de ferramentas de gestão e controle do ruído também podem se mostrar aliadas às normas para mitigar o problema. Este trabalho tem por objetivo analisar se as diretrizes contidas nas normas das capitais brasileiras da região sudeste são determinantes no controle e gestão de ruído no ambiente urbano e identificar quais ferramentas de controle estão sendo implantadas no Brasil e em outros países. Primeiramente foi realizada uma revisão documental dos Planos Diretores das normas das capitais do sudeste brasileiro e posteriormente, uma revisão sistemática da literatura acerca das ferramentas de apoio à gestão e controle. Observou-se que os municípios do sudeste brasileiro precisam enfrentar muitos desafios para elaborar diretrizes que sejam efetivas no controle e gestão do ruído, pois a grande dificuldade está em sua interpretação e aplicabilidade. O município de Vitória (ES) foi o que apresentou mais diretrizes mais consistentes para o problema do ruído. A revisão sistemática das produções científicas, permitiu encontrar uma série de ferramentas que podem servir de subsídio aos municípios na construção de uma estrutura normativa mais condizente com a realidade das cidades brasileiras, contribuindo principalmente na tomada de decisão.
Abstract: Um dos problemas recorrentes no ambiente urbano, principalmente nos grandes centros das capitais brasileiras, é a poluição sonora. Uma das formas de controle e gestão do ruído nas cidades é pela elaboração de leis complementares e específicas que trazem diretrizes para contê-lo. A abordagem de ferramentas de gestão e controle do ruído também podem se mostrar aliadas às normas para mitigar o problema. Este trabalho tem por objetivo analisar se as diretrizes contidas nas normas das capitais brasileiras da região sudeste são determinantes no controle e gestão de ruído no ambiente urbano e identificar quais ferramentas de controle estão sendo implantadas no Brasil e em outros países. Primeiramente foi realizada uma revisão documental dos Planos Diretores das normas das capitais do sudeste brasileiro e posteriormente, uma revisão sistemática da literatura acerca das ferramentas de apoio à gestão e controle. Observou-se que os municípios do sudeste brasileiro precisam enfrentar muitos desafios para elaborar diretrizes que sejam efetivas no controle e gestão do ruído, pois a grande dificuldade está em sua interpretação e aplicabilidade. O município de Vitória (ES) foi o que apresentou mais diretrizes mais consistentes para o problema do ruído. A revisão sistemática das produções científicas, permitiu encontrar uma série de ferramentas que podem servir de subsídio aos municípios na construção de uma estrutura normativa mais condizente com a realidade das cidades brasileiras, contribuindo principalmente na tomada de decisão.
Palavras-chave: Ruídos urbanos
Plano Diretor
Revisão sistemática da literatura
Revisão documental
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITÁRIA::RECURSOS HÍDRICOS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Itajubá
Sigla da Instituição: UNIFEI
metadata.dc.publisher.department: IRN - Instituto de Recursos Naturais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Meio Ambiente e Recursos Hídricos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3346
Data do documento: 6-Jul-2022
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_2022105.pdf2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.