Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/335
Tipo: Dissertação
Título: Modelagem preliminar de um Sistema Híbrido Solar/Biomassa com Acumulação Hidráulica: Estudo de caso de uma Comunidade Isolada.
Autor(es): RUIZ, Martha Patricia Ruiz De La Ossa
Abstract: Apresenta-se um modelo para qualificar a produção de energia e a disponibilidade de um sistema híbrido Solar/Biomassa com armazenamento hidráulico e sua aplicação na comunidade isolada de Santo Antônio no Estado de Para (Brasil). Para tal fim tem-se desenvolvido um modelo matemático do acumulador hidráulico o qual foi validado com dados experimentais reportados na literatura e finalmente integrado em um modelo maior por meio de uma estratégia de integração e controle com modelos anteriormente desenvolvidos por outros autores para a geração de energia a partir da biomassa por meio de um sistema Gaseificador/MCI, e por meio da radiação solar com a utilização de um sistema Dish/Stirling. Os modelos foram criados e solucionados utilizando o software Simulink® de Matlab®. Observou-se mediante simulação com os modelo que embora a densidade de energia dos acumuladores seja baixa (inferior aos 10 kJ/l) este funciona como uma energia de emergência (back up), graças a sua rápida resposta, quando a fonte renovável primaria que quer ser maiormente aproveitada falhe, promovendo segurança ao sistema. Comprova-se também que os SHE baseados só em fontes renováveis podem ser uma solução para o problema de energia das regiões isoladas, já que se complementam para superar suas desvantagens individuais.
metadata.dc.publisher.department: IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Mecânica
Citação: DE LA OSSA, Martha Patricia Ruiz. Modelagem preliminar de um Sistema Híbrido Solar/Biomassa com Acumulação Hidráulica: Estudo de caso de uma Comunidade Isolada. 2013. 135 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2013.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/335
Data do documento: 18-Nov-2013
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_delaossa_2013.pdf16,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.