Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/336
Tipo: Dissertação
Título: Microesferas de lactato de quitosana transportadoras de quimioterápicos para quimioembolização de tumores.
Autor(es): COSTA, Priscila da Silva Machado
Abstract: Neste trabalho obteve-se microesferas de lactato de quitosana por spray drying a fim de avaliar seu potencial como sistema de liberação controlada na quimioembolização de tumores. O fármaco 5-FU foi adicionado ao lactato de quitosana em solução e posteriormente atomizada para a secagem em um secador por aspersão Spray Dryer. As microesferas obtidas foram caracterizadas por microscopia eletrônica de varredura (MEV), infravermelho (FTIR), ressonância magnética nuclear (RMN), análise termogravimétrica (TA) e difração de raios X. Ensaios biológicos foram realizados para avaliação das propriedades citotóxicas e hemocompatíveis das microesferas de lactato de quitosana. Foram realizados ensaios de formação de trombos e determinação da atividade hemolítica. A técnica de secagem por spray drying mostrou-se promissora para produção de micropartículas esféricas com estreita distribuição de tamanhos para utilização em quimioembolização de tumores. As microesferas de lactato de quitosana apresentaram superfície lisa, ocas e sem observação de sinal de aglomeração; observação essa em boa concordância com as medidas de potencial zeta. O perfil de liberação das amostras de 5-fluorouracil (5-FU) apresentou efeito burst que foi diminuído após o processo de reticulação das microesferas de lactato de quitosana com glutaraldeído na fase vapor. A liberação lenta do fármaco 5-FU foi associada ao baixo intumescimento das microesferas de lactato de quitosana reticuladas com glutaraldeído. O processo de reticulação das microesferas com glutaraldeído na fase vapor provocou uma diminuição do efeito burst e também um prolongamento da liberação do 5-FU. Os ensaios de citotoxicidade indicaram que as microesferas de lactato de quitosana apresentaram características não citotóxicas, portanto biocompatíveis e adequadas para utilização em processos clínicos invasivos a exemplo da quimioembolização. Os resultados obtidos dos ensaios de trombogenicidade e atividade hemolítica sugerem que as microesferas de lactato de quitosana apresentam boas propriedades hemocompatíveis para utilização em condições in vivo em contato com o sangue.
metadata.dc.publisher.department: IFQ - Instituto de Física e Química
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Materiais para Engenharia
Citação: COSTA, Priscila da Silva Machado. Microesferas de lactato de quitosana transportadoras de quimioterápicos para quimioembolização de tumores. 2013. 103 f. Dissertação (Mestrado em Materiais para Engenharia) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2013.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/336
Data do documento: 18-Dez-2013
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_costa_2013.pdf1,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.