UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/337
Tipo: Dissertação
Título: Análise Físico-Química e Fotodinâmica de Clorofila em Dendrímeros de Poliglicerol.
Autor(es): MILITÃO, Luciana Veríssimo
Abstract: O presente estudo tem o objetivo de demonstrar os resultados iniciais da utilização do dendrímero de poliglicerol (PGLD) como sistema transportador de clorofila a (Chl-a) para utilização como agente fotossensibilizador na terapia fotodinâmica (TFD) do câncer epidermóide de cabeça e pescoço. O câncer na cavidade oral foi escolhido, uma vez que as estatísticas apontam que essa é considerada hoje um problema de saúde pública a nível mundial, requerendo urgentemente o desenvolvimento de novas tecnologias para sua terapia clínica. O dendrímero PGLD foi sintetizado a partir da síntese de Williamsom e a Chl-a foi imobilizada na periferia do PGLD utilizando o método de Steglich em reação de esterificação catalisada por N,N-Diciclo-hexilcarbodiimida (DCC) e 4-Dimethylaminopyridine (DMAP).O sistema PGLD-Chl-a foi caracterizado por técnicas espectroscópicas (espectroscopia no infravermelho por transformadas de Fourier-FTIR, e espectroscopia ultravioleta-visível-UV/Vis), térmicas (análise termogravimétrica-TG, calorimetria exploratória diferencial-DSC) e cromatográficas (cromatografia de camada delgada-CCD). O estudo da citotoxicidade e atividade fotodinâmica do conjugado PGLD-Chl-a foi efetuado utilizando linhagem celular derivada de carcinoma epidermóide oral SCC9 em ensaios in vivo. Os métodos físicoquímicos de análise indicaram que o acoplamento químico entre a clorofila e o PGLD foi atingido com sucesso em um nível bom de rendimento e parece não alterar significativamente as características óticas de Chl-a, mantendo a absorção em aproximadamente 660nm, considerado adequado para a “janela fototerapêutica” da TFD. Os resultados das análises térmicas indicaram que a estabilidade térmica e temperatura de transição vítrea do sistema PGLD-Chl-a são adequadas para utilização na TFD. Os resultados preliminares da química quântica computacional indicam que o PGLD-Chl-a é uma molécula hidrofílica, ideal para o direcionamento do conjugado para o tecido alvo. O ensaio-TUNEL sugere que o sistema PGLD-Chl-a pode atuar como um eficiente fotossensibilizador na TFD de carcinomas epidermoide de cabeça e pescoço (SCC9), causando a morte celular por apoptose. Entretanto, estudos futuros são necessários com o objetivo de se avaliar a nível molecular a atuação do PGLD-Chl-a na redução/eliminação do tumor.
Citação: MILITÃO, Luciana Veríssimo. Análise Físico-Química e Fotodinâmica de Clorofila em Dendrímeros de Poliglicerol. 2013. 111 f. Dissertação (Mestrado em Materiais para Engenharia) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2013.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/337
Data do documento: Dez-2013
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_militao_2013.pdf2.77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.