Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
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dc.creatorNILO JÚNIOR, Luciano Pinho-
dc.date.issued2003-11-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3416-
dc.description.abstractThis work was developed in order to propose a welding GMAW optimise mathematical model in a company who manufactures heavy truck and buses wheels in low carbon steel. This optimisation was achieved by Design of Experiments application, using the Response Surface Methodology technique. The experiment had 31 welding runs and it was used standard tubeless wheels, which is the most popular model in internal and export market. The input parameters (voltage, current, longitudinal angle and welding speed) were chosen by literature review and process characteristics and constraints, as well as the quality bead improvement added production cycle and wire rate decrease. The responses (rim and disc penetration, convexity index, base angle and welding area) were determined based on the weld bead internal specifications and economic aspects. The final mathematical models show, in a general way, that all input parameters (isolated or combined) have influence in the responses studied. Therefore it was possible to obtain the total process optimisation based on technical and economics approaches.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectOtimizaçãopt_BR
dc.subjectExperimentaçãopt_BR
dc.subjectSolda MIG/MAGpt_BR
dc.titleOtimização de um processo de solda MIG/MAG para aplicação na indústria automobilística através da utilização da técnica do projeto e análise de experimentospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.available2022-11-01-
dc.date.available2022-11-01T16:56:18Z-
dc.date.accessioned2022-11-01T16:56:18Z-
dc.contributor.advisor1COSTA, Sebastião Carlos da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8667439667953247pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem por finalidade a proposição de um modelo matemático de otimização de um processo de solda MIG/MAG em uma indústria fabricante de rodas pesadas em aço de baixa liga para caminhões e ônibus. A otimização do processo foi obtida através da utilização da técnica do Projeto e Análise de Experimentos, mais precisamente da Metodologia de Superfície de Resposta (MSR). Foram realizadas 31 corridas de soldagem utilizando como corpos de provas rodas padrão para pneu sem câmara cujo formato atualmente é o mais utilizado no mercado interno e externo. Através da revisão bibliográfica e características e restrições pertinentes ao processo, bem como os objetivos finais de aumento da qualidade do cordão com diminuição do tempo de ciclo e quantidade gasta de arame de solda, foram determinados os parâmetros de entrada: voltagem, corrente, ângulo longitudinal e velocidade de soldagem. As respostas, baseando-se nas especificações internas do cordão de solda e também em aspectos econômicos, foram: penetração no aro, penetração no disco, índice de convexidade, ângulo do pé de solda e área de solda. Através do modelo obtido, observou-se que, de uma forma geral, todos os parâmetros de entrada apresentam, isoladamente ou interados, influência significativa nas respostas e foi possível determinar a otimização do processo como um todo, levando-se em consideração aspectos técnicos e econômicos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produçãopt_BR
dc.publisher.initialsUNIFEIpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUÇÃOpt_BR
dc.relation.referencesNILO JÚNIOR, Luciano Pinho. Otimização de um processo de solda MIG/MAG para aplicação na indústria automobilística através da utilização da técnica do projeto e análise de experimentos. 2003. 155 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2003.pt_BR
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