Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/342
Tipo: Dissertação
Título: Análise Térmica e Microestrutural usando Problema Inverso não Linear e Método da Entalpia em Processo de Soldagem TIG.
Autor(es): MAGALHÃES, Elisan dos Santos
Abstract: Apresenta-se neste trabalho uma metodologia alternativa para a análise térmica do processo de soldagem TIG (Tungsten Inert Gas) em uma liga de alumínio 6061 T5. Para isso, desenvolveu-se um código numérico em C++ baseado na equação da difusão tridimensional transiente com perdas de calor por convecção e radiação, além da presença de uma fonte de calor móvel, denominado de IHWP3D. Também utilizou-se o Método da Entalpia para modelagem da zona de fusão. A estimação do fluxo de calor aplicado à chapa foi realizada pela técnica de solução de problemas inversos BFGS (Broyden-Fletcher-Goldfarb-Shanno). A metodologia foi validada através da realização de experimentos controlados em laboratório. As amostras de alumínio foram suspensas no ar e submetidas a um fluxo de calor em uma superfície fornecido pela tocha do processo TIG. A tocha realiza um pequeno deslocamento na direção de maior comprimento da amostra simulando um processo real. Os sensores de temperatura foram fixados por descarga capacitiva na mesma superfície e na superfície oposta ao aquecimento. Quatro condições de polaridade positiva foram testadas com a finalidade de verificar a variação de temperatura em função da polaridade. Simulações numéricas foram realizadas através do programa IHWP3D. O software foi avaliado quanto a precisão dos resultados numéricos quando comparados com os experimentais. Também foram realizadas análises da variação do coeficiente de convecção natural com a temperatura. Apresenta-se também uma avaliação da taxa de resfriamento do processo por convecção e radiação. Determinou-se a troca de calor por radiação como sendo predominante enquanto a tocha de soldagem TIG está ligada. Correlacionou-se também a microestrutura encontrada em cada região da Zona Termicamente Afetada com a taxa de resfriamento do processo. O conjunto de resultados propostos bem como as análises de taxa de resfriamento e microstrutural comprova a versatilidade da metodologia desenvolvida para o estudo de processos de soldagem.
metadata.dc.publisher.department: IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Mecânica
Citação: MAGALHÃES, Elisan dos Santos. Análise Térmica e Microestrutural usando Problema Inverso não Linear e Método da Entalpia em Processo de Soldagem TIG. 2016. 90 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/342
Data do documento: 2-Fev-2016
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_magalhaes_2016.pdf5,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.