Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3421
Tipo: Dissertação
Título: Projeto e ajuste simultâneo de controladores em cascata e compensadores de realimentação pelo método das inequações
Autor(es): CORDERO, Carlos Benjamin Varas
Primeiro Orientador: COELHO, Carlos Alberto Dias
metadata.dc.contributor.advisor-co1: REZEK, Ângelo José Junqueira
Resumo: Neste trabalho é apresentada uma nova estrutura de projeto de sistemas de controle univariáveis pelo Método das Inequações (MI), baseada em uma configuração padrão mais completa para os sistemas e com mais flexibilidade para definição dos parâmetros a serem ajustados. O MI é um procedimento de projeto assistido por computador, onde através de algoritmos iterativos de busca tenta-se encontrar uma combinação de valores dos parâmetros ajustáveis do sistema, para a qual consegue-se cumprir todas as restrições e especificações de projeto, as quais são estabelecidas através de um conjunto de inequações. O MI é aplicado ao projeto e ajuste simultâneo de controladores em cascata e compensadores de realimentação para sistemas de controle lineares invariantes de uma entrada e uma saída. A estratégia de projeto inclui a opção de otimização do sistema através da minimização da integral do erro absoluto multiplicado pelo tempo (IEAT). A implementação computacional do MI desenvolvida neste trabalho possui uma interface gráfica com o usuário que facilita a entrada de dados e a visualização de resultados, que torna o projeto muito mais rápido. A sua utilização e a eficácia do MI são ilustradas através de vários exemplos de aplicação.
Abstract: In this work a new framework for design of single input–single output (SISO) control systems by the Method of Inequalities (MI) is presented, based on a more complete standard system configuration and with more flexibility for definition of the parameters to be set. The MI is a computer-aided design (CAD) procedure which, by means of iterative search algorithms, tries to find a values combination of the adjustable parameters of the system so as to satisfy all the design constraints and specifications, which are expressed by a set of inequalities. The MI is applied to the simultaneous design and tuning of cascade controllers and feedback compensators for single-input single-output linear time invariant control systems. The design strategy includes the option of system optimization trough minimization of the integral of absolute error multiplied by time (IAET). The computational implementation of the MI developed in this work includes a graphical user interface that eases data input and output visualization, thus making the design a lot faster. Its use and the MI effectiveness are illustrated by some examples of application.
Palavras-chave: Controladores pelo método das inadequações
Sistemas de controle
Método das inadequações
Programa de projeto utilizando o MATLAB
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Itajubá
Sigla da Instituição: UNIFEI
metadata.dc.publisher.department: IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Elétrica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3421
Data do documento: 13-Fev-2004
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_200431018.PDF832,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.