Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/343
Tipo: Dissertação
Título: Uso da Simulação Computacional e Delineamento de Experimentos no dimensionamento de um novo processo fabril e seu planejamento: Um caso prático na Indústria Aeronáutica.
Autor(es): MENDONÇA, Marcelo Machado
Abstract: Esta dissertação apresenta um projeto de simulação a eventos discretos combinado à técnica de planejamento de experimentos (DOE) aplicada em uma empresa brasileira do setor da indústria aeronáutica. O projeto em questão faz parte do planejamento estratégico da empresa e trata-se de uma expansão de sua capacidade para viabilizar a demanda futura de programas existentes e a absorção de novos programas ao seu portfólio. O principal objetivo foi dimensionar os recursos transelevador, AGV e máquinas para a demanda inicialmente esperada para quatro produtos específicos e verificar como esses recursos se comportam com o aumento dessas demandas. Este estudo possibilitará a mitigação dos gargalos e a procura do melhor balanceamento da linha e utilização dos recursos. A metodologia utilizada foi modelagem e simulação e a contribuição acadêmica da pesquisa visa preencher uma lacuna encontrada na literatura, uma vez que não foram encontrados artigos publicados no setor da indústria aeronáutica com as técnicas de simulação e DOE juntas. Para a simulação computacional foi utilizado o software SIMUL8®, não só pela sua facilidade, abrangência e capacidade, como também pelos diversos relatórios de análise e possibilidade de criação de cenários, os quais foram de grande valia na hora da integração com o DOE. Um diferencial desta dissertação foi devido ao sistema analisado ainda não estar criado, o que despendeu grande esforço e atenção durante a verificação do modelo e participação da equipe responsável pelo projeto, como engenheiros e analistas, para validação do modelo computacional. Os resultados gerados ao final desta dissertação mostram que, mesmo não tendo um modelo real como base para comparação, as análises proporcionadas pela combinação de ambas às técnicas foram extremamente úteis para o dimensionamento e planejamento em longo prazo desta nova área, possibilitando alcançar um aumento de 30% de produtividade para alguns produtos e até 45% para outros.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção
Citação: MENDONÇA, Marcelo Machado . Uso da Simulação Computacional e Delineamento de Experimentos no dimensionamento de um novo processo fabril e seu planejamento: Um caso prático na Indústria Aeronáutica. 2015. 94 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2015.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/343
Data do documento: 30-Nov-2015
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_mendonca_2015.pdf4,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.