Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/346
Tipo: Dissertação
Título: Uma proposta de Metodologia de Corte de Carga em Microrredes Ilhadas.
Autor(es): NASCIMENTO, Bruno de Nadai
Abstract: Dentro do atual cenário de penetração de recursos energéticos distribuídos nos sistemas elétricos de potência, as microrredes têm se tornado uma potencial solução no que diz respeito à integração desse tipo de tecnologia. A figura de um centro supervisório que automatize a operação é o que garante a capacidade de uma microrrede continuar fornecendo energia mesmo após um ilhamento, ou seja, quando é desconectada da rede principal. Este trabalho apresenta uma metodologia capaz de ser aplicada em um centro supervisório de microrredes desprovido de controle secundário e terciário, contemplando apenas o controle primário de droop dos geradores. Essa metodologia se baseia em uma política de corte de carga seletivo, isto é, inserem-se classes de prioridades em todas as cargas de modo que serviços essenciais sejam preservados em um cenário adverso, sendo os níveis de frequência e tensão, caso necessário, restabelecidos através do corte de cargas de menor prioridade. Consideram-se dois algoritmos para a execução do corte: um por subfrequência, que distribuirá entre todas as barras de uma classe o valor excedente de potência a ser cortado; e um por subtensão, que utiliza uma modificação na matriz Jacobiana complementada com a técnica do vetor tangente na determinação de barras mais susceptíveis, tendo em vista que essa política de corte deve ser regional. Para determinação dos estados da microrrede, é apresentado um fluxo de potência contínuo no tempo considerando a intermitência da geração renovável e complementado com droop e banco de baterias. Ao final, o algoritmo proposto é integrado em um ambiente de avaliação probabilística baseado em Simulação Monte Carlo para a seleção de cenários de carga, velocidade de vento e radiação solar, o que possibilita o cálculo de índices de desempenho da microrrede em operação ilhada (e.g., probabilidade de corte de carga, probabilidade de subtensão, etc.). Os resultados obtidos demonstram a eficácia do método proposto, comprovando que uma microrrede pode fornecer energia dentro de limites de segurança a todos os consumidores ditos essenciais. São utilizados dois sistemas testes do IEEE na validação dos resultados.
metadata.dc.publisher.department: IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Elétrica
Citação: NASCIMENTO, Bruno de Nadai. Uma proposta de Metodologia de Corte de Carga em Microrredes Ilhadas. 2016. 88 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/346
Data do documento: 15-Fev-2016
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_nascimento_2016.pdf1,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.