Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 2: Itabira PPG - Programas de Pós-Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3460
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCOELHO, Eduarda Carvalho Pinto-
dc.date.issued2022-07-30-
dc.identifier.citationCOELHO, Eduarda Carvalho Pinto. Análise dos Fatores do Ensino a Distância na Percepção dos Discentes dos Cursos de Engenharia da Universidade Federal de Itajubá - Campus de Itabira. 98 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Engenharia de Produção), Universidade Federal de Itajubá, Campus de Itabira, Minas Gerais, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3460-
dc.description.abstractConsidering the current reality of higher education institutions, recent research data has shown that the implementation of disciplines through distance learning is bringing benefits to both students and professors through greater flexibility in content delivery, increased standardization of teaching and the availability and accessibility of didactic learning material. In this sense, the present work seeks to identify and analyze the factors that influence the development of distance education disciplines in the opinion of the students, through a study of the application of this teaching modality cited in scientific publications and through a real verification in the place object of study. The choice of theme was justified, firstly, due to the restrictions on the movement of people and social isolation imposed by the world pandemic of COVID-19 that prevented the face-to-face functioning, not only of educational institutions, but all commercial establishments around the world. Second, due to the substantial increase in enrollments in higher education courses offered in the distance education modality, since before the emergence of the pandemic. Finally, due to personal issues of the author who experienced the experience of being a student during the pandemic period. An applied research was carried out, with an explanatory objective and a quantitative approach, which includes a Systematic Review of the Literature to identify the critical success factors in the implementation of distance learning disciplines, complemented by a data collection through an interview with the students of the institution. It was concluded that the research responds to the proposed problem, showing that the factors related to the Teacher's Technical Competencies and their Training to Work in Distance Learning, the Student's Personal Interest in the Discipline, the Didactic Material and the Teaching Platforms Used are the most important to be considered in the implementation of distance education disciplines according to the students' view, still showing which of these factors are the most important and which ones are not necessarily so important in the opinion of the students interviewed.pt_BR
dc.description.sponsorshipAgência 1pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEaDpt_BR
dc.subjectDistance Learningpt_BR
dc.subjectFatores de Influênciapt_BR
dc.subjectInfluence Factorspt_BR
dc.subjectPerspectiva dos discentespt_BR
dc.subjectStudents' Perspectivept_BR
dc.titleAnálise dos Fatores do Ensino a Distância na Percepção dos Discentes dos Cursos de Engenharia da Universidade Federal de Itajubá – Campus de Itabirapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.available2022-07-01-
dc.date.available2023-01-27T12:29:12Z-
dc.date.accessioned2023-01-27T12:29:12Z-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2120797416892974pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Carlos Eduardo Sanches da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7352874497617480pt_BR
dc.contributor.referee1OLIVEIRA, Carlos Augusto de Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3173026840468974pt_BR
dc.contributor.referee2OLIVEIRA, Lucas Guedes de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9119669161759099pt_BR
dc.description.resumoConsiderando a realidade atual das instituições de ensino superior os dados das pesquisas recentes demonstraram que as implantações de disciplinas por meio da Educação à Distância estão trazendo benefícios tanto para os discentes quanto para os docentes por meio de uma maior flexibilidade de entrega de conteúdo, aumento da padronização do ensino e da disponibilização e acessibilidade ao material didático de aprendizagem. Neste sentido, o presente trabalho busca identificar e analisar os fatores que influenciam no desenvolvimento de disciplinas EaD na opinião dos discentes, por meio de um estudo da aplicação desta modalidade de ensino citado nas publicações científicas e através de uma verificação real no local objeto de estudo. A escolha do tema se justificou, primeiramente, devido às restrições de circulação de pessoas e isolamento social impostos pela pandemia mundial de COVID-19 que impediram o funcionamento presencial, não só de instituições de ensino, como todos os estabelecimentos comerciais do mundo inteiro. Em segundo, devido ao aumento substancial das matrículas realizadas nos cursos superiores ofertados na modalidade EaD, desde antes do surgimento da pandemia. Por fim, devido a questões pessoais da autora que vivenciou a experiência de ser discente durante o período da pandemia. Foi realizada uma pesquisa de caráter aplicado, com objetivo explicativo e abordagem quantitativa, que inclui uma Revisão Sistemática da Literatura para identificação dos fatores críticos de sucesso na implantação das disciplinas EaD, complementado por uma coleta de dados por meio de entrevista realizada com os discentes da instituição. Concluiu-se que a pesquisa responde a problemática proposta evidenciando que os fatores relacionados às Competências Técnicas do Professor e sua Capacitação para Atuar em EaD, o Interesse Pessoal do Discente pela Disciplina, o Material Didático e as Plataformas de Ensino Utilizadas são os mais importantes a serem considerados na implantação de disciplinas EaD de acordo com a visão dos discentes, ainda apresentando quais desses fatores são os mais importantes e quais aqueles que não necessariamente são tão importantes na opinião dos discentes entrevistados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPPG - Programas de Pós Graduação - Itabirapt_BR
dc.publisher.programPPG - Programas de Pós Graduação - Itabirapt_BR
dc.publisher.initialsUNIFEIpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::ADMINISTRACAO DA PRODUCAOpt_BR
dc.relation.referencesAFSHARIAN, A.; SIVAPALAN, S.; SHAHRINA BINTI, S.; NORDIN, M.D.; (2017). Blended Learning & The Higher Education Classroom: A Critical Review Of Developments. 2017 7th World Engineering Education Forum (WEEF). 978-1-5386-1523-2/17. AHMED, A.A.; (2017). Perception of Blended Learning Approaches in Higher Educator Sector: Critical Review and Proposed Learning Model for Imam Kadhim College for Islamic Science University. Imam Al-Kadhum(a) University Collage For Islamic Sciences. P. 55-74. AHMEND, S.M; MAHAFFY, K.M.; FORBES, L.H.; ROBINSON, R.M; GREGORY, A.L. (2016)..Success Factors in Distance Education: A Case of Master of Construction Management at East Carolina University. ASEE 123rd Annual Conference & Exposition. New Orleans. ALBELBISI, N.; YUSOP, F.; SALLEH, U.K.M.; (2018). Mapping the Factors Influencing Success of Massive Open Online Courses (MOOC) in Higher Education. EURASIA Journal of Mathematics, Science and Technology Education, 2018, 14(7), 2995-3012 ISSN:1305-8223. ALRASHEEDI, M.; CAPRETZ, L.F.; RAZA, A.; (2016). Management’s Perspective on Critical Success Factors Affecting Mobile Learning in Higher Education Institutions—An Empirical Study. Journal of Educational Computing Research 2016, Vol. 54(2) 253–274. ALTAMEEN, A. (2013). What drives successful e-learning? An empirical investigation of the key technical issues in saudi Arabian universities. Journal of Theoretical and Applied Information Technology. Vol. 53 No.1. AL-FRAIHAT, D.; JOY, M.; SINCLAIR, J. (2017). Identifying Success Factors for e-Learning in Higher Education. Department of Computer Science, University of Warwick, UK. P. 28-38. AL-SAMARRAIE, H., TENG, B.K., ALZAHRANI, A.I. AND ALALWAN, N. (2018). E-learning continuance satisfaction in higher education: a unified perspective from instructors and students. Studies in Higher Education, Vol. 43 No. 11, pp. 2003-2019. ANDERY, M. A. et al. Para compreender a ciência: uma perspectiva histórica. Rio de Janeiro: Editora EDUC, 2004. ANGGRAININGSIH, R.; UMAM, M..; SETIADI, H. (2018). Determining e-learning success factor in higher education based on user perspective using Fuzzy AHP. MATEC Web of Conferences 154, 03011 (2018) https://doi.org/10.1051/matecconf/201815403011. ASALLA, L.K.; PUTRI, M.R; PRADIPTO, Y.D.; (2017). The Critical Success Factor of ELearning in Higher Education: A Systematic Literature Review. International Conference on Information Management and Technology (ICIMTech). 978-1-5386-2930-7/17/$31.00 ©2017 IEEE. AZIZI, S.M.; KHATONY, A. (2017). Investigating factors affecting on medical sciences students’ intention to adopt mobile learning. BMC Med Educ. 2019, 19, 381. BARCLAY, C.; DONALDS, C.; OSEI-BRYSON, K-M.; (2018): Investigating critical success factors in online learning environments in higher education systems in the Caribbean, Information Technology for Development, DOI: 10.1080/02681102.2018.1476831. BARÇANTE, L. C.; CASTRO, G. C. Ouvindo a voz do cliente interno. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1995. BARROS, M. G., CARVALHO, A. B. G. (2011). As concepções de interatividade nos ambientes virtuais de aprendizagem. Disponível em: < http://books.scielo.org/id/6pdyn/pdf/sousa-9788578791247-09.pdf> Acesso em Outubro de 2021. BASAK, S.K.; WOTTO, M.; BÉLANGER, P. (2017). International Journal of Engineering Sciences & Management Research factors affecting to e-learning in continuing education in africa: A review of literature. Int. J. Eng. Sci. Manag. Res. 2017, 4, 86–97. BELLONI, M.L. Educação a distancia. 5 ed. Campinas: Editores Associados, 2009. BOELENS, R.; VOET, M.; DE WEVER, B. (2018). The design of blended learning in response to student diversity in higher education: Instructors‟ views and use of differentiated instruction in blended learning. Computers & Education, 120, 197–212. https://doi.org/10.1016/j.compedu.2018.02.009. BOJINOV, B. V. (2016). Trends in the Use of Information and Educational Technologies in Universities-Preliminary Results From CEE Universities Survey 2016. Disponível em: <https://ssrn.com/abstract=2944889doi: 10.2139/ssrn.2944889> Acesso em maio de 2021. BRASIL. Ministério da Educação. Coronavírus: monitoramento das instituições de ensino. Portal do Ministério da Educação. Brasília, DF, 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/coronavirus/. Acesso em Maio 2021. BRASIL. Recomendação nº 27, de 22 de abril de 2020. Recomenda aos Poder Executivo, federal e estadual, ao Poder Legislativo e ao Poder Judiciário, ações de enfrentamento ao Coronavírus. Disponível em <http://conselho.saude.gov.br /recomendacoes-cns/1132-recomendacao-n-027-de-22-de-abril-de-2020> Acesso em Abril de 2021. BRASIL. Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 , que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. BRASIL. Decreto nº 5.622 de 19 de dezembro de 2005. (Revogado). Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei das Diretrizes e Bases da Educação. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em 01 de Out. 2020. ÇENGEL, M.; KOCAMAN, O.; (2015). Investigation Of The Factors That Affect The Success And Satisfaction Of The Students In Distance Education: Sample Of Sakarya University. TOJET: The Turkish Online Journal of Educational Technology - Special Issue for INTE 2025. CHADEGANI, A.A.; SALEHI, H.; YUMUS M. H. Md; Farhadi, M. Fooladi, M. Farhadi, N.A. Ebrahim. (2015), A comparison between two main academic literature collections: Web of science and Scopus databases. Asian Social Science, pp. 1911-2025. CHANG S-P, WU S-Y AND LIU A-C (2020). Development of Key Performance Measures for ELearning Knowledge Systems: The Case of Higher Education Institutions in Taiwan. Front. Educ. 5:583562. doi: 10.3389/feduc.2020.583562. CHAUDHRI, A.A.; GALLANT, M. (2013). Critical Success Factors for the Implementation of Blended Learning in Higher Education A Case Study from New Zealand. CFP1304J-ART 978-1-4799-2425-7. CHOI, C.; JEONG, H. (2019). Quality Evaluation for Multimedia Contents of E-Learning Systems Using the ANP Approach on High Speed Network. Multimed. Tools Appl. 2019, 78, 28853–28875. COLEMAN, D. E.; MONTEGOMERY, D. C. (1993). A Systematic approach to planning for a designed industrial experiment. TECHNOMETRICS, V.35, N.1 DAULTANI, Y., GOSWAMI, M., KUMAR, A., PRATAP, S. (2020). Perceived outcomes of elearning: identifying key attributes affecting user satisfaction in higher education institutes. Measuring Business Excellence. Emerald Publishing Limited DOI 10.1108/MBE-07-2020-0110. DELONE, W.D., MCLEAN, E.R. (2003). The DeLone and McLean model of information systems success: A ten-year update. J Manag. Inf. Syst., vol. 19, no. 4, pp. 9–30, 2003. DEMO, P. Questões para a teleducação. Petrópolis, RJ.: Vozes, 1998. DREW, S. Student perceptions of what helps them learn and develop. Teaching in Higher Education, United Kingdom, v. 6, n. 3, p. 309-331, 2001. DZIUBAN, C., GRAHAM, C. R., MOSKAL, P. D., NORBERG, A., & SICILIA, N. (2018). Blended learning: The new normal and emerging technologies. International Journal of Educational Technology in Higher Education, 15(1), 3. https://doi.org/10.1186/s41239-017-0087-5. ELKASEH, A.; WONG, K.W.; FUNG, C.C.; (2016). A Review of the Critical Success Factors of Implementing eLearning in Higher Education. International Journal of Technologies in Learning. DOI: 10.18848/2327-0144/CGP/v22i02/49160. ESTADO DE MINAS (2020). O percurso do coronavírus até o milhão de mortos. Disponível em: <https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2020/09/28/interna _internacional,1189449/o-percurso-do-coronavirus-ate-o-milhao-de-mortos.shtml> Acesso em: Abril de 2021. FABITO, B.S; (2017). Exploring Critical Success Factors of Mobile Learning as Perceived by Students of the College of Computer Studies – National University. International Conference on Soft Computing, Intelligent System and Information Technology. 978-0-7695-6163-9/17. FERNANDO, E., TITAN, SURJANDY, MEYLIANA. (2020). Factors Influence the Success of ELearning Systems for Distance Learning at the University. International Conference on Information Management and Technology (ICIMTech). 978-1-7281-7071-8/20/. 2020 IEEE. FERREIRA, L. P. (2012). Avaliação no ensino à distância: possibilidades e desafios. SIED – Simpósio Internacional de Educação à Distância. UFSCar. Disponível em: http://sistemas3.sead.ufscar.br/ojs/Trabalhos/205-868-2-ED.pdf Acesso em Outubro de 2021. FONSECA, J. J. S. Metodologia da Pesquisa Científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila. GAMAGE, D.; FERNANDO, S. (2014). Factors affecting to effective e-Learning: Learners Perspective. Sci. Res. J. 2014, 2, 42–48. GALDÁMEZ, E.V.C. Aplicação das técnicas de planejamento e análise de experimentos na melhoria da qualidade de um processo de fabrição de produtos plásticos. 2002. f. 121. Diss. (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Carlos. GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo: Atlas, 1996. GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999. GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. Ed. São Paulo: Atlas, 2007. GROW, G. O., 1991. Teaching learners to be self-directed Adult Educ. Q. 41 125–49. HAGUETTE, T. M. F. METODOLOGIAS QUALITATIVAS NA SOCIOLOGIA. PETRÓPOLIS: VOZES, 1992 HASSANZADEH, A.; KANAANI, F.; ELAH, S. (2013). A model for measuring e-learning systems success in universities. Expert Systems with Applications 39 (2012) 10959–10966. HARNETT, M.; GEORGE, A. St.; DRON, J. (2011). Examining motivation in online distance learning environments: complex, multifaceted, and situation-dependent. The International Review of Research in Open and Distributed Learning, Canada, v. 12, n.6. HOLANDA, V. N., (2020). Pandemia de Covid-19 e os esforços da ciência para combater o novo coronavirus. Revista Interfaces. V.8 N 1. 2020. ISSN 2317-17434X. HOWARTH, J. P., D’ALESSANDRO, S., JOHNSON, L., WHITE, L. (2016). Learner motivation for MOOC registration and the role of MOOCs as a University taster. Int. J. Lifelong Educ. 35, 74–85. doi: 10.1080/02601370.2015.1122667. INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas. Censo da Educação Superior 2019. Brasília-DF. Outubro/2020. Disponível em www.portal.inep.gov.br. Acesso em Maio de 2021. KABASSI, K.; DRAGONAS, I.; NTOUZEVITS, A.; POMONIS, T.; PAPASTATHOPOULOS, G. (2016). Evaluating a learning management system for blended learning in Greek higher education. Springerplus 2016, 5, 101. KEENGWE, J., KIDD, T. T. (2010). Towards best practices in online learning and teaching in higher education. MERLOT Journal of Online Learning and Teaching, 2010. 6(2):533-541. KESKIN, S.; YURDUGÜL, H. (2019). Factors Affecting Students’ Preferences For Online And Blended Learning: Motivational Vs. Cognitive. Eur. J. Open Distance E-Learn. 2019, 22, 73–86. KERZˇIČ D, TOMAZˇEVIČ N, ARISTOVNIK A, UMEK L (2019). Exploring critical factors of the perceived usefulness of blended learning for higher education students. PLoS ONE 14(11): e0223767. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0223767. KANG, I.;CHOI J. L.; CHANG, K. (2007). Construtivist research in educational technology: a retrospective view and future prospects. Asia Pacific Education Review, 8 (3), p. 397-412. KHAN, M.L.H. SETIAWAN, A. (2019). The impact of E-learning on higher education perception, skills, critical thinking and satisfaction. Journal of Physics: Conference Series 1375 012084. KYRKJEBØ, E., (2020). A Guide to Student-active Online Learning in Engineering. Modeling, Identification and Control, Vol. 41, No. 2, 2020, pp. 91{107, ISSN 1890 1328. LAURILLARD, D. E-Learning in Higher Education”, In P. Ashwin (Ed.) Changing Higher Education, ROUTLEDGE FALMER, 2004. LOESCH, C. Probabilidade e Estatística. Rio de Janeiro: LTC, 2012. LU, DANG-NHAC, LE, HONG-QUANG LE, VU, TUAN-HA. (2020). The Factors Affecting Acceptance of E-Learning: A Machine Learning Algorithm Approach. Education Science. 2020, 10, 270; doi:10.3390/educsci10100270. Disponível em: < www.mdpi.com/ journal/education>. Acesso em abril de 2021. LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 12 ed. São Paulo: Cortez, 2002. MARTIN, A.M., (2020). Instructor qualities and student success in higher education online courses, Journal of Digital Learning in Teacher Education, DOI: 10.1080/21532974.2020.1815106. MARTIN, F.; KUMAR, S. (2018). Frameworks for Assessing and Evaluating e-Learning Courses and Programs; Springer: Cham, Switzerland, 2018; pp. 271–280. MARTINS, V.; ALMEIDA, J.; (2020). Educação em tempos de pandemia no Brasil: saberesfazeres escolares em exposição nas redes e a educação on-line como perspectiva. Revista Docência e Cibercultura. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2020 .51026. MARTINS, I.M.L; (2012). Graduação: desafios da formação acadêmica. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Coleção Pedagógica n. 9. MAZMAN, S. G., USLUEL, Y. K. (2009). The usage of social networks in educational context. World Academy of Sience, Engineering and Technology, 49, 404-408. MERCADO, L. P. L. (2007). Dificuldades na educação à distância online. In: CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 17, 2007, Curitiba. MESTAN, K. (2019). Create a fine blend: An examination of institutional transition to blended learning. Australasian Journal of Educational Technology, 35(1). https://doi.org/10.14742/ajet.3216. MINAYOU, M. C. S.; SANCHES, O. Quantitaitvo-qualitativo: oposição ou complementariedade? Caderno de Saúde Pública, Rio de Janeiro, 9 (3): 239-262, jul/set, 1993. MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento. São Paulo: Huci-tec,1993. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/portaria/prt/portaria%20nº%20343-20mec.htm>.Acesso em Maio de 2021. MITCHELL, R. L. G. (2009). Online Education and Organizational Change. Community College Review; Academic Research Library, 2009. MOGEON, P.; PAUL-HUS A. (2016), The journal coverage of Web of Science and Scopus: a comparative analysis. Scientometrics, 106 (1), pp. 213-228. MONEM, A.A.; SHAALAN, K. (2019). Exploring Students In Acceptance of E-Learning Through the Development of a Comprehensive Technology Acceptance Model; IEEE Access: Piscataway, NJ, USA, 2019; Volume 7, pp. 128445–128462. MONTGOMERY, D.C. Introduction to statistical quality control. 3rd. ed. New York: Wile. 1997. MONTGOMERY, D.C. Design and Analysis of Experiments. 3rd Edition, John Wiley & Sons, Inc., New York. 1991. MONTGOMERY, D.C. Design and analysis of experiments. [S.l.]: John wiley & sons, 2017. MONTGOMERY, D.C; RUNGER, G.C. Applied statistics and probability for engineers, (With CD). [S.l.]: John Wiley & Sons, 2007. MOORE, M; KEARSLEY, G. Educação a Distância: uma visão integrada. São Paulo: Thomson, 2007. PARK, J.H., CHOI, H.J. (2009). Factors influencing adult learners’ decision to drop out or persist in online learning. Educational Technology & Society, 12(4), 207–217. PANDIT, K.S.P.P.P;, (2011). Critical success factors in crafting strategic architecture for elearning at HP University. International Journal of Educational Management, Vol. 25 Iss 5 pp. 423 – 452. PATRÍCIO, M. R.; GONÇALVES, V. (2010). Utilização educativa do Facebook no ensino superior. l Conference learning and teaching in higher education. Biblioteca Digital do IPB Editora: Universidade de Évora. 2010. PIUCCO, O.R.; SGUISSARDI, L.M.; SCHURT, C.L.. Six Sigma Green Belt. [S.l.]: WEG, 200. PRIATNA, T., MAYLAWATI, D.S., RAMDHANI, H.S.M.A., (2020). Key Success Factors of e- Learning Implementation in Higher Education. International Journal of Emerging Technologies in Learning. 15(17), pp. 101-114. PRINGGANDANI, S., TANUWIJAYA, A.A., ANDYLESMANA, WILLIEM, S. SUROSO, J.S., (2018). Measurement of E-learning Success with Adopting the Delone & McLean Model (University Study Case in South Jakarta).Journal of Theoretical and Applied Information Technology. 15th October 2018. Vol.96. No 19. ISSN: 1992-8645. RAMPAZZO, L. Metodologia Científica para alunos dos Cursos de Graduação e Pósgraduação. 3ª Ed. São Paulo: Loyola, 2005. RIVAS, A.; GONZÁLEZ-BRIONES, A.; HERNÁNDEZ, G.; PRIETO, J.; CHAMOSO, P. (2020). Neurocomputing Artificial neural network analysis of the academic performance of students in virtual learning environments. Neurocomputing. 2020. RIZANA, A.F., HEDIYANTO U.Y.K.S., RAMADHAN, F., KURNIAWATI, A. (2019). E-learning success determinants in higher education: A systematic literature review from users’ perspective. IOP Conf. Series: Materials Science and Engineering 830 (2020) 032012. doi:10.1088/1757-899X/830/3/032012. ROCHA, E. F., (2014). Avaliação na EaD: estamos preparados para avaliar?. ABED – Associação Brasileira de Educação à Distância. Disponível em: http://www.abed.org.br/arquivos/Avaliacao_na_EaD_Enilton_Rocha.pdf. Acesso em Outubro de 2021. ROCHA, J. G., SMITH. M. S. J. (2019).Cultura organizacional: motivando ou coibindo a inovação e a qualidade do EaD. Educação a Distância, Batatais, v. 9, n. 1, p. 53-66, jan./jun. ISSN 2237-2334. ROSIN, C. A. B. A Educação a Distância no Brasil Limites e Possibilidades na Implantação da EaD no Ensino Superior. 2010. 113 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2010. SCHRÖEDER, C.S. Educação a distância e mudança organizacional na Escola de Administração da UFRGS: uma teoria substantiva. Tese (Doutorado em Administração). Programa de Pós‐Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: PPGA/UFRGS, 2009. SERAFINI, A. M. dos S. A autonomia do aluno no contexto da educação a distância. In: BORGES, E. M.; SOUZA, J. A. G. de. (Org.) Educação em foco: revista de educação. Universidade Federal de Juiz de Fora. Faculdade de Educação/Centro Pedagógico. Educação em Foco, v.17, n.2 jul/out 2012 Quadrimestral. SILVA, E. L., MENEZES, L. S. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 4. ed. rev. atual. Florianópolis: UFSC, 2005. SIRKEMAA, S. (2001). Information technology in developing a meta-learning environment. European Journal of Open, Distance and E-Learning. SOUSA, B.G.M. (2020). A pandemia da COVID-19: O ensino à distância e os seus desafios. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 05, Ed. 09, Vol. 10, pp. 05-13. Outubro de 2020. ISSN: 2448-0959. STREINER, D. L. Being inconsistent about consistency: when coefficient alpha does and doesn ́t matter. Journal of Personality Assessment. v. 80, p. 217-222. 2003. SUN, P.C., TSAI, R.J., FINGER, G., CHEN, Y.Y.; YEH, D. (2008). What drives a successful elearning? An empirical investigation of the critical factors influencing learner satisfaction, Computers & Education, Vol. 50 No. 4, pp. 1183-1202. TSAI, C., SHEN, P. AND CHIANG, Y. (2013). The application of mobile technology in elearning and online education environments: a review of publications in SSCI-indexed journals from 2003 to 2012. International Journal of Enterprise Information Systems, Vol. 9 No. 4, pp. 85-98. TESTA, M. G. Fatores críticos de sucesso na implementação e gestão de programas de educação a distância através da internet. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2001, 45 p. TRUSKOLASKA J, ŁUKA M, TORUJ N, WRONA K., SMAGOWSKA P (2015). E-learning at the Polish University in the Opinion of Students Procedia - Soc. Behav. Sci. 174 3494–9. TURRIONE, J. B.; MELLO, C. H. P. Metodologia de Pesquisa em Engenharia de Produção: Estratégias, métodos e técnicas para condução de pesquisas quantitativas e qualitativas. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Itajubá. UNIFEI, 2012. USP. Universidade de São Paulo. 2020. Os desafios do ensino superior depois da covid-19. Disponível em: https://jornal.usp.br/institucional/os-desafios-do-ensino-superior-depois-da-covid-19/. Acesso em Abril de 2021. VALLADARES NETO, J.; SANTOS, C. B.; TORRES, E. M.; ESTRELA, C. Bloxpot: um recurso gráfico para análise e interpretação de dados quantitativos. Rev Odontol Bras Central 2017; 26(76): 1-6. VIEIRA, L.; RICCI, M.C.C.; (2020). A educação em tempos de pandemia: soluções emergenciais pelo mundo. OEMESC, Santa Catarina. Disponível em: https://www.udesc.br/arquivos/udesc/id_cpmenu/7432/EDITORIAL_DE_ABRIL___Let_cia_Vieira_e_Maike_Ricci_final_15882101662453_7432.pdf Acesso em Maio de 2021. VYGOTSKY, L. Pensamento e linguagem. 3.ed. São Paulo: M. Fontes, 1991. VU, D.H,. NGUYEN, P.T., HOANG, Q.L., NGUYEN, T.T., HUYNH, V.D., LE, Q.T.T, DOAN, T.H.D., (2019). Success Factors Framework for the Implementation of e-learning systems in Vietnamese Universities. Journal of Critical Reviews. ISSN-2394-5125. Vol 6, Issue 4. WANG, C., PAN, R., WAN, X., TAN, Y., XU, L., HO, C. S., & HO, R. C. (2020). Immediate psychological responses and associated factors during the initial stage of the 2019 coronavirus disease (COVID-19) epidemic among the general population in china. International Journal of Environmental Research and Public Health, 17(5), 1729. http://dx.doi.org/10.3390/ijerph17051729. WHITE, G. (2020). Adaptive learning technology relationship with student learning outcomes. Journal of Information Technology Education: Research, 19, 113-130. https://doi.org/10.28945/4526. WU, P.; LOW, S.P.; LIU, J.Y.; PIENAAR, J.; XIA, B. (2014). Critical Success Factors in Distance Learning Construction Programs at Central Queensland University: Students’ Perspective. Journal of Professional Issues in Engineering Education & Practice, © ASCE, ISSN 1052- 3928/05014003(9). XAVIER, D. G. D. Um estudo na Universidade Estadual do Oeste do Paraná? Espelho do perfil dos acadêmicos dos cursos da modalidade à distância, 2022. 133 F. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade do Oeste do Paraná, Cascavel – PR. XU, Z.; SHI L.; WANG Y.; ZHANG J.; HUANG L.; ZHANG C.; LIU S.; ZHAO P.; LIU H.; ZHU L.; TAI Y.; BAI C.; GAO T.; SONG J.; XIA P.; DONG J.; ZHAO J.; WANG F.S.; (2020). Pathological findings of COVID-19 associated with acute respiratory distress syndrome. Lancet Respir Med 2020; 18.pii:S2213-2600(20):30076-X. YIN, R. K. Pesquisa Estudo de Caso - Desenho e Métodos (2 ed.). Porto Alegre: Bookman, 1994.pt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of e-learning factors in the perception of students of engeneering courses at the Federal University of Itajubá - Campus of Itabirapt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao Eduarda Carvalho Pinto Coelho.pdfCOELHO, Eduarda Carvalho Pinto. Análise dos Fatores do Ensino a Distância na Percepção dos Discentes dos Cursos de Engenharia da Universidade Federal de Itajubá - Campus de Itabira. 98 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Engenharia de Produção), Universidade Federal de Itajubá, Campus de Itabira, Minas Gerais, 2022.2,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.