Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3466
Tipo: | Dissertação |
Título: | Elementos do conhecimento pedagógico de conteúdo expressos por futuros professores de física em materiais didáticos sobre eletricidade e magnetismo |
Autor(es): | BARNABÉ, Tiago Leão |
Primeiro Orientador: | SILVA, João Ricardo Neves da |
Resumo: | O presente trabalho se propôs a investigar os elementos do Conhecimento Pedagógico de Conteúdo (CPC), expressos em materiais didáticos sobre eletricidade e magnetismo produzidos por licenciandos em física, durante uma prática formativa de elaboração de materiais didáticos no âmbito de uma disciplina dedicada à prática do ensino de física, neste caso dos tópicos de eletricidade e magnetismo.Tomamos o Conhecimento Pedagógico de Conteúdo como principal elemento a ser investigado nos materiais didáticos produzidos pelos licenciandos durante a prática formativa. A análise foi realizada buscando identificar nos materiais produzidos pelos licenciandos elementos que expressem subdomínios do CPC. Durante a análise dos materiais produzidos os elementos identificados foram categorizados sintetizados para expor uma visão ampla das potencialidades da prática formativa de elaboração de materiais didáticos. Como resultado identificamos que os subdomínios referentes ao processo de ensino de Física e às estratégias de ensino são amplamente consolidados pelos licenciandos e metodicamente expressos nos materiais produzidos, os subdomínios referentes às principais dificuldades enfrentadas pelos alunos e o subdomínio referente a avaliação foram expressos com menor representação nos materiais, possivelmente pelo fato dos licenciandos ainda estarem em processo de formação e não possuírem experiência docente. Assim concluímos que a atividade formativa de elaboração de materiais didáticos por futuros professores apresenta diversas potencialidades para construir, ampliar e consolidar os subdomínios do conhecimento pedagógico do conteúdo no ensino de eletricidade e magnetismo. |
Abstract: | The present work proposed to investigate the elements of the Pedagogical Content Knowledge (CPC), expressed in teaching materials on electricity and magnetism produced by physics undergraduates, during a formative practice of elaboration of teaching materials in the context of a subject dedicated to the practice of physics teaching, in this case the topics of electricity and magnetism.We took the Pedagogical Content Knowledge as the main element to be investigated in the teaching materials produced by undergraduates during the formative practice. The analysis was carried out seeking to identify in the materials produced by the undergraduates elements that express subdomains of CPC. During the analysis of the materials produced the elements identified were categorized and synthesized to expose a broad view of the potentialities of the formative practice of elaboration of didactic materials. As a result, we identified that the subdomains related to the Physics teaching process and teaching strategies are widely consolidated by the undergraduates and methodically expressed in the materials produced, the subdomains related to the main difficulties faced by students and the subdomain related to assessment were expressed with less representation in the materials, possibly because the undergraduates are still in the process of training and do not have teaching experience. Thus, we conclude that the formative activity of preparing teaching materials by future teachers has several potentialities to build, expand and consolidate the subdomains of pedagogical content knowledge in teaching electricity and magnetism. |
Palavras-chave: | Conhecimento pedagógico do conteúdo Formação de professores de física Produção de materiais didáticos |
CNPq: | CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Itajubá |
Sigla da Instituição: | UNIFEI |
metadata.dc.publisher.department: | IFQ - Instituto de Física e Química |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3466 |
Data do documento: | 12-Dez-2022 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_2023007.pdf | 13,18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.