Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3466
Tipo: Dissertação
Título: Elementos do conhecimento pedagógico de conteúdo expressos por futuros professores de física em materiais didáticos sobre eletricidade e magnetismo
Autor(es): BARNABÉ, Tiago Leão
Primeiro Orientador: SILVA, João Ricardo Neves da
Resumo: O presente trabalho se propôs a investigar os elementos do Conhecimento Pedagógico de Conteúdo (CPC), expressos em materiais didáticos sobre eletricidade e magnetismo produzidos por licenciandos em física, durante uma prática formativa de elaboração de materiais didáticos no âmbito de uma disciplina dedicada à prática do ensino de física, neste caso dos tópicos de eletricidade e magnetismo.Tomamos o Conhecimento Pedagógico de Conteúdo como principal elemento a ser investigado nos materiais didáticos produzidos pelos licenciandos durante a prática formativa. A análise foi realizada buscando identificar nos materiais produzidos pelos licenciandos elementos que expressem subdomínios do CPC. Durante a análise dos materiais produzidos os elementos identificados foram categorizados sintetizados para expor uma visão ampla das potencialidades da prática formativa de elaboração de materiais didáticos. Como resultado identificamos que os subdomínios referentes ao processo de ensino de Física e às estratégias de ensino são amplamente consolidados pelos licenciandos e metodicamente expressos nos materiais produzidos, os subdomínios referentes às principais dificuldades enfrentadas pelos alunos e o subdomínio referente a avaliação foram expressos com menor representação nos materiais, possivelmente pelo fato dos licenciandos ainda estarem em processo de formação e não possuírem experiência docente. Assim concluímos que a atividade formativa de elaboração de materiais didáticos por futuros professores apresenta diversas potencialidades para construir, ampliar e consolidar os subdomínios do conhecimento pedagógico do conteúdo no ensino de eletricidade e magnetismo.
Abstract: The present work proposed to investigate the elements of the Pedagogical Content Knowledge (CPC), expressed in teaching materials on electricity and magnetism produced by physics undergraduates, during a formative practice of elaboration of teaching materials in the context of a subject dedicated to the practice of physics teaching, in this case the topics of electricity and magnetism.We took the Pedagogical Content Knowledge as the main element to be investigated in the teaching materials produced by undergraduates during the formative practice. The analysis was carried out seeking to identify in the materials produced by the undergraduates elements that express subdomains of CPC. During the analysis of the materials produced the elements identified were categorized and synthesized to expose a broad view of the potentialities of the formative practice of elaboration of didactic materials. As a result, we identified that the subdomains related to the Physics teaching process and teaching strategies are widely consolidated by the undergraduates and methodically expressed in the materials produced, the subdomains related to the main difficulties faced by students and the subdomain related to assessment were expressed with less representation in the materials, possibly because the undergraduates are still in the process of training and do not have teaching experience. Thus, we conclude that the formative activity of preparing teaching materials by future teachers has several potentialities to build, expand and consolidate the subdomains of pedagogical content knowledge in teaching electricity and magnetism.
Palavras-chave: Conhecimento pedagógico do conteúdo
Formação de professores de física
Produção de materiais didáticos
CNPq: CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Itajubá
Sigla da Instituição: UNIFEI
metadata.dc.publisher.department: IFQ - Instituto de Física e Química
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3466
Data do documento: 12-Dez-2022
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_2023007.pdf13,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.