Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3475
Tipo: Dissertação
Título: Contribuição do mapa estratégico para as atuações na cadeia de suprimentos em uma empresa do setor elétrico
Autor(es): PORTELINHA, Márcio Alexandre
Primeiro Orientador: SILVA, Carlos Eduardo Sanches da
metadata.dc.contributor.advisor-co1: LIMA, Renato da Silva
Resumo: A criação dos blocos econômicos, CEE, NAFTA, Mercosul e outros, forçam as empresas a estarem prontas para uma competição dentro de um mercado cada vez mais globalizado. Neste sentido, a presente dissertação vem apresentar uma contribuição para o desenvolvimento de estratégias dentro da cadeia de suprimentos. A aplicação dos conceitos de Balanced Scorecard (BSC), propostos por Kaplan e Norton, para a construção do mapa estratégico para sistema de aquisições de materiais produtivos de uma unidade industrial do setor elétrico, ALSTOM Brasil Ltda., são limitados a três características estratégicas (temas estratégicos) da cadeia de suprimentos: Seleção de fornecedores, Relacionamento com fornecedores e Sistema de informações. Os conceitos do BSC são aplicados a partir do conhecimento e análise do sistema de aquisições desta unidade, pela utilização da técnica de pesquisa Soft Systems Analysis. Tem-se como resultado desta pesquisa a comprovação do uso do mapa estratégico como meio para a divulgação das estratégias e objetivos da unidade, bem como algumas ações que ajudariam a unidade a vencer o processo de aprendizado e crescimento na execução da estratégia.
Abstract: This study presents a positive contribution to develop strategies in supply chain management. The concepts of Balanced Scorecard (BSC), proposed for Kaplan and Norton, are applied to construct the strategic map for the productive material acquisition system of a industrial unit from electric sector, ALSTOM Brasil Ltda. This map is limited by three strategical themes: supplier selection, supplier relationship and information system. The concepts of BSC are applied by using the research technique: Soft Systems Analysis. As a result, the strategic map was prove as a way of spreading unit strategies and objectives, as well as some actions that would help the unit to win the learning and innovation process in the performing strategy.
Palavras-chave: Cadeia de suprimentos
Abastecimento de materiais
Estratégia
BSC
Mapa estratégico
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Itajubá
Sigla da Instituição: UNIFEI
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3475
Data do documento: 29-Mar-2004
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_200431040.pdf1,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.