Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3477
Tipo: Dissertação
Título: Análise da confiabilidade das decisões estratégicas - estudo de caso da unifi: uma empresa do setor têxtil
Autor(es): LUDWIG, Karl Heinz
Primeiro Orientador: SILVA, Carlos Eduardo Sanches da
Resumo: O presente trabalho descreve sobre a gestão estratégica, especificamente o processo de escolha das estratégias em uma empresa do setor têxtil.Realizou-se um estudo das teorias sobre diferentes pontos de vista e informações conflitantes sobre o tema.Também foi estudado e relatado através de contextualização o ambiente do setor têxtil de filamentos sintéticos, onde foi demonstrado que o mercado deixou de ser estável e passou a ser altamente competitivo com pequena margem de erros nos processos decisórios. O objetivo dessa dissertação foi identificar, descrever e analisar como o processo da gestão estratégica foi implementado no contexto de uma indústria têxtil, no que se refere aos aspectos da confiabilidade das decisões estratégicas, avaliando as variáveis: abordagem estratégica, formação e perfil da equipe, critérios, informações disponíveis e tempo para escolha da estratégia, o que possibilitou a comprovação em relatórios contábeis que o trabalho resultou em alterações positivas, porém, exigiu uma equipe atenta e com rápidos processos decisórios. Os resultados observados reforçam as teorias estudadas e tendem a se tornar constante em empresas do ramo de filamentos sintéticos que desenvolvam um confiável e ágil processo estratégico. Neste contexto, o planejamento estratégico é um adicional fundamental em empresas que pretendam se tornar competitivas num mundo globalizado, que exige rápido e confiável processo decisório.
Abstract: The present work describes about strategic administration, specifically the decision process of strategies in a company of the textile industry. It accomplished a study of theories about different points of view and conflicting information. The environment of the textile business was also studied and reported through contextualization, in which it was demonstrated that the market is no longer stable and has became highly competitive allowing small margin of mistakes over decisive processes. The objective of this dissertation was to identify, describe and analyze how the strategic administration was implemented in the context of a textile industry, regarding the aspects of reliability of the strategic decision, evaluating the variables: strategic approach, formation and profile of the team, criteria, available information and time for choosing the strategy, what has enable the confirmation through accounting reports that the study brought positive alterations however demanded an attentive team and with fast decision making processes. The observed results reinforce the studied theories and tend to become constant in companies of the synthetic filaments sector that develop a reliable and agile strategic process. In this context, the strategic planning is a fundamental supplement to companies that intent to become competitive in a globalized world, which demands fast and reliable decision-making processes.
Palavras-chave: Importância da gestão estratégica
Decisão estratégica
Contextualização do mercado têxtil de filamentos sintéticos
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Itajubá
Sigla da Instituição: UNIFEI
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3477
Data do documento: 29-Mar-2004
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_200431044.pdf1,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.