Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3485
Tipo: Dissertação
Título: Aplicação de delineamento de experimentos para o processo de solda à projeção
Autor(es): COLOMBARI, Roland Robert
Primeiro Orientador: BALESTRASSI, Pedro Paulo
Resumo: O presente trabalho é uma aplicação prática da técnica de Projeto e Analise de Experimentos para o processo de solda por projeção. O principal objetivo foi identificar a influência de alguns fatores deste processo na qualidade da solda. Dentre os vários fatores que envolvem este processo, foram avaliados a pressão da linha, o tempo de solda, a potência e a retenção. Como parâmetros de qualidade para a solda, foram analisados a resistência ao ensaio de torque, a interferência dos respingos de solda na porca, a deformação da rosca e o consumo de corrente elétrica. Para a resistência ao torque verificou-se que em grandes pressões da linha a resistência da solda tende a diminuir, também foi possível observar que existe uma relação direta com o aumento da potência e do tempo de solda. Também foi possível observar que com o aumento da potência, aumenta também a interferência na rosca devido aos respingos de solda e deformação da rosca. Quanto aos respingos, também foi observado que a sua incidência era maior para maiores pressões na linha. Concluiu-se também que apesar da pressão da linha ser um fator imprescindível para o processo de solda a projeção, o seu aumento pode provocar o enfraquecimento da junta, pois expulsa o metal fundido da região de solda. Com um menor grau de significância identificou-se o fator tempo de retenção.
Abstract: This work is an application of the Design and Analyses of Experiments in the projection spot welding. The main objective was to identify the influence of some factors of this process in the welding quality. Among many factors involved in the process as a line pressure, weld time, power and retention time were evaluated. As a parameter for the weld quality evaluation, the torque resistance test, interference of spatters, deformation of the nut and consume of electric current were analyzed. To the torque resistance, the factors power and weld time was the most important. The increase on its level resulted in a increase of the response values. The factor stand off was identified as a second factor more important. the interference of spatters and deformation of the nut was influenced by this factors, but the interference of spatters increase wen the line pressure increases too. The factor retention time showed a lower influence in the process.
Palavras-chave: Solda à projeção
Aplicação de delineamento de experimentos
Solda por ponto
Solda por costura
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Itajubá
Sigla da Instituição: UNIFEI
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3485
Data do documento: 14-Jul-2004
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_200431062.pdf2,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.