Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/351
Tipo: Dissertação
Título: Conversores CA-CC Boost PWM Bidirecionais conectados em rede com distúrbios pré-existentes.
Autor(es): MORA, José Carlos
Abstract: Tem-se presenciado nas últimas décadas um substancial avanço tecnológico e um cenário onde as empresas e a sociedade demandam cada vez mais pela utilização de equipamentos com mais recursos e facilidades como nunca vistos. Ocorre que, esses equipamentos em sua grande maioria, se comportam como cargas não-lineares que injetam conteúdos harmônicos consideráveis nas redes de energia, afetando, sobremaneira, sua estabilidade e o desempenho dos equipamentos a ela conectados. Preocupados com esse cenário, pesquisadores veem apresentando várias estruturas e topologias de conversores CA-CC ( retificadores ) com foco na melhoria da qualidade da energia das redes e no atendimento às especificações estabelecidas pelas normas internacionais, tais como a IEC 61000-3-4 (1998) e a IEEE 519 (1992). Observa-se, no entanto, que essas estruturas possuem filtros passivos, os quais são bastante caros e pesados, ou filtros ativos para minimizar distorção harmônica ou ainda estruturas complementares de difícil consecução para correção do fator de potência. Porém, os avanços tecnológicos implementados nos componentes destinados à eletrônica de potência têm viabilizado topologias robustas que reduzem, de forma significativa, as distorções harmônicas injetadas na rede, operando com elevados fatores de potência, obedecendo os demais requisitos de norma, mesmo em ambientes onde a alimentação elétrica já apresenta distúrbios, quer sejam relativos à desequilíbrios de módulo e fase e/ou distorções harmônicas. Assim, esse trabalho de dissertação visa contribuir apresentando um aprimoramento em uma determinada estratégia de controle conhecida, aplicada em topologias monofásica e trifásica do conversor CA-CC boost bidirecional. Como resultado desse aperfeiçoamento procura-se evidenciar a robustez dessa proposta quanto ao atendimento às normas voltadas à qualidade de energia, além de caracterizar que quando conectados à fontes de alimentação que apresentam distúrbios, esses conversores com a proposta de controle diferenciada, não pioram o status da rede. Aliás, redes elétricas de alimentação com distúrbios é a condição de cenário mais realístico operacional dos conversores (retificadores) tanto em ambiente industrial como em sistemas de potência.
Citação: MORA, José Carlos. Conversores CA-CC Boost PWM Bidirecionais conectados em rede com distúrbios pré-existentes. 2014. 219 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2014.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/351
Data do documento: Abr-2014
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_mora_2014.pdf9,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.