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https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3519
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | RICCI, José Eugênio Rios | - |
dc.date.issued | 2002-09-20 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3519 | - |
dc.description.abstract | The aim of this work is to simulate numerically the two-dimensional, incompressible, unsteady flow around a body of arbitrary shape in the presence of a ground plane. The fluid is Newtonian, with constant properties. This problem can be considered as a preliminary study to analyze the global flow that develops in turbomachines due the rotor/volute interference. As an initial approximation, the rotor motion inside the volute can be interpreted as the motion of an airfoil in the vicinity of a ground plane. A new methodology using the discrete vortex method is presented, being possible to analyze the effects of the interaction of the airfoil and the ground-plane wakes. The airfoil surface is simulated by straight-line panels, with constant-strength vortex distribution. The vorticity generated on the airfoil and ground plane surfaces is replaced by Lamb vortices located near the surfaces. The wake dynamics is computed using the convection-diffusion splitting algorithm, where the convection process is carried out with a lagrangian second order time marching scheme (Adams-Bashforth scheme), and the diffusion process is simulated using the random walk method. The physical characteristics of the airfoil and ground-plane wake interaction are identified and analyzed; results for the aerodynamics loads are presented and comparisons are made with other results available in the literature. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Itajubá | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Método de vórtices | pt_BR |
dc.subject | Efeito solo | pt_BR |
dc.subject | Cargas aerodinâmicas | pt_BR |
dc.title | Simulação numérica do escoamento ao redor de um corpo de forma arbitrária, estacionado nas imediações de uma superfície plana, com o emprego do método de vórtices | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.date.available | 2023-02-27 | - |
dc.date.available | 2023-02-27T12:30:25Z | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-27T12:30:25Z | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5718165836447171 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | HIRATA, Miguel Hiroo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3433967533514433 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | MANZANARES FILHO, Nelson | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | Lattes: http://lattes.cnpq.br/3703215687960139 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho têm como objetivo analisar o escoamento, não permanente, de um fluido newtoniano em torno de um corpo de forma arbitrária, disposto nas proximidades de uma superfície plana. Este problema mais simples pode ser associado a uma primeira etapa da solução do escoamento global desenvolvido no interior das Máquinas de Fluxo, onde um rotor se desloca em relação à carcaça (voluta). O movimento do rotor dentro da voluta pode ser, em primeira instância, interpretado como o movimento de um aerofólio nas proximidades de uma superfície sólida. Neste trabalho, utiliza-se uma nova metodologia, que emprega o Método de Vórtices, para a análise do problema. Esta metodologia considera os efeitos da viscosidade e, como conseqüência, a dinâmica da vorticidade gerada na superfície do aerofólio e do solo, tornando possível a análise da intensa interação presente na esteira assim formada. A superfície do aerofólio é simulada por painéis planos sobre os quais se distribui vorticidade de densidade constante. Para viabilizar o tratamento numérico, a vorticidade, gerada nas vizinhanças do aerofólio e do solo, é discretizada com a utilização de vórtices de Lamb; este vórtice possui um núcleo, de raio σo, no interior do qual a vorticidade é distribuída segundo uma distribuição gaussiana . Um esquema puramente lagrangiano é adotado para simular a convecção destes vórtices. O processo de difusão é simulado usando o Método de Difusão Randômica. Os resultados das simulações numéricas permitem a identificação e análise dos mecanismos presentes, tal como o efeito cinemático, associado à aceleração do fluido em função da restrição ao escoamento e que atua no sentido de diminuir a sustentação, como também o efeito associado ao deslocamento do ponto de estagnação e que atua no sentido de aumentar a sustentação. O “efeito solo” resultante se dá no sentido do efeito predominante. As cargas aerodinâmicas são calculadas e comparadas com dados disponíveis na literatura. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | IEM - Instituto de Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação: Doutorado - Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UNIFEI | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECÂNICA | pt_BR |
dc.relation.references | RICCI, José Eugênio Rios. Simulação numérica do escoamento ao redor de um corpo de forma arbitrária, estacionado nas imediações de uma superfície plana, com o emprego do método de vórtices. 2002. 111 f. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2002. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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