Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/354
Tipo: Dissertação
Título: Proposição de um Modelo Matemático Baseado em Programação Linear para Priorização e Seleção de Portfólio de Projetos.
Autor(es): SOUZA, Dalton Garcia Borges de
Abstract: A escassez de recursos somada à alta competitividade entre as empresas faz com que companhias busquem alocar seus recursos em projetos que tragam os melhores resultados conforme seus objetivos estratégicos. É neste contexto que surge a gestão de portfólio de projetos, onde fazer o projeto certo é tão importante quanto conduzir e executar corretamente cada projeto. Nem sempre projetos resultam em ganhos financeiros, porém todos consomem recursos e buscam resultados. Atualmente, há uma grande variedade de modelos para gestão de portfólio de projetos disseminados dentro das organizações. Os modelos qualitativos geralmente proporcionam elevados níveis de imprecisão, já os quantitativos podem apresentar formulações matemáticas complexas. Entre essas concepções tem-se uma lacuna na literatura para a proposição de modelos que unifiquem a precisão dos quantitativos com a alta aplicabilidade dos qualitativos. Sendo assim, esta dissertação tem como objetivo apresentar um novo modelo para priorização e seleção de portfólio de projetos, baseando-se em Programação Linear e na atribuição de pesos aos projetos por parte dos gestores, considerando-se assim julgamentos e pontos de vista. Para tanto, optou-se pela modelagem como metodologia de pesquisa. O modelo foi aplicado a um órgão de uma instituição pública, a fim de verificar e validar os resultados, atestando-se assim a eficiência do modelo. Com base nos resultados, constatou-se que o modelo proposto possui benefícios de ambas abordagens típicas, qualitativa e quantitativa, e é capaz de prover os tomadores de decisão com respostas satisfatórias.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção
Citação: SOUZA, Dalton Garcia Borges de. Proposição de um Modelo Matemático Baseado em Programação Linear para Priorização e Seleção de Portfólio de Projetos. 2016. 82 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/354
Data do documento: 18-Fev-2016
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_souza_2016.pdf1,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.