Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/360
Tipo: Dissertação
Título: Variabilidade da cobertura de nuvens na cidade de São Paulo.
Autor(es): MOURA, Luciana Machado de
Abstract: As nuvens são de grande importância para o controle de temperatura na superfície da Terra, uma vez que está relacionada com os processos de absorção e espalhamento dos raios solares. A observação da cobertura de nuvem é realizada através da inspeção visual que determina a fração do céu encoberto ou via satélite no qual os dados levam em conta a espessura óptica das nuvens. Este trabalho tem como objetivo compreender a variabilidade da cobertura de nuvens na cidade de São Paulo para o período de 1961 a 2013. As informações referentes às variáveis meteorológicas de precipitação, temperatura, radiação global, dados observacionais de nuvens foram disponibilizados pelo IAG\USP. Os dados do satélite GOES-10, canal do visível foram disponibilizados pelo CCST-INPE. Para este estudo, o trabalho descreve duas técnicas que possuem função de estimar os dados do Coeficiente da Cobertura de Nuvens, obtidos a partir dos dados do canal do visível do satélite GOES-10, utilizando dados de radiância máximo e mínimo e percentil 5% e 95%. A confiabilidade dos dados das estimativas do Coeficiente da Cobertura de Nuvens e dos dados visuais foram comparados através da constante de claridade (1- Kt), que é a razão entre a radiação global e a irradiação no topo da atmosfera. As técnicas descritas apresentaram resultados semelhantes, não demonstrando diferenças discrepantes para as estações de inverno, primavera e outono. Para o período de verão, os valores obtidos pela técnica do percentil 5% e 95% apresentaram maior confiabilidade, pois o seu desvio padrão foi menor que o da técnica máximo e mínimo. Entre os resultados, os maiores valores de nebulosidade ocorrem no verão e os menores no inverno. O estudo demonstrou a consistência entre as diversas bases de dados que apresentaram comportamentos similares em todos os períodos sazonais do ano.
metadata.dc.publisher.department: IRN - Instituto de Recursos Naturais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Meio Ambiente e Recursos Hídricos
Citação: MOURA, Luciana Machado de. Variabilidade da cobertura de nuvens na cidade de São Paulo. 2015. 55 f. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Recursos Hídricos) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2015.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/360
Data do documento: 22-Set-2015
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_moura_2015.pdf1,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.