Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
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Tipo: Dissertação
Título: O programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID/UNIFEI) e a formação de professores na perspectiva da temática ambiental.
Autor(es): DIAS, Gabriella Elisa Ramos
Primeiro Orientador: SANTOS, Janaina Roberta dos
Resumo: A Temática Ambiental (TA), em todos os níveis de ensino e em todas as disciplinas curriculares, é apontada como essencial por estudiosos da área da educação e pelas legislações referentes à Educação Ambiental e à formação de professores. Assim, o presente trabalho traz reflexões sobre a importância do tratamento da TA na formação de professores por meio do PIBID, sendo este um programa que possui o objetivo de inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, algo que contribui para a articulação entre teoria e prática. Esta pesquisa foi desenvolvida na UNIFEI- Campus Itajubá, pois o mesmo possui algumas características pertinentes, como: a realização dos dois últimos editais com propostas metodológicas diferentes, e realizados por alunos das 04 licenciaturas presente no Campus - Ciências Biológicas Licenciatura, Física Licenciatura, Química Licenciatura e Matemática Licenciatura. Tais reflexões são relevantes para a formação de um cidadão crítico, que compreenda a relação sociedade-natureza atual, pois os problemas socioambientais são resultados de um longo processo histórico. Objetivando tal compreensão, ao se falar sobre o desenvolvimento da TA, acentua-se a importância da formação de professores, pois ao estarem aptos a desenvolverem suas práticas, podem contribuir para esse ensino. Como objetivo geral tem-se: Compreender a inserção da TA no desenvolvimento de propostas relacionadas ao PIBID/UNIFEI na execução dos Editais nº 07/2018 (período 2018-2019 - interdisciplinar) e nº 02/2020 (período 2020-2022 - disciplinar). Buscando uma investigação sobre o assunto, foram propostas para o desenvolvimento desta dissertação duas formas de coletas de dados, 1) Análise dos portfólios desenvolvidos nos anos de 2018-2022 e 2) Entrevista semiestruturada com os coordenadores institucionais e os coordenadores de área que atuaram no referido período e que são professores da Universidade. Por esta pesquisa apresentar um contexto específico, optou-se por realizar a análise dos dados a partir das Macrotendências Conservacionista, Pragmática e Crítica definidas pelos autores do artigo “As Macrotendências Político-Pedagógicas da Educação Ambiental Brasileira”. Portanto, identificou-se que o PIBID traz materialidade à possibilidade de desenvolvimento profissional dos alunos de licenciatura perante a TA, em aspectos que envolvam a interdisciplinaridade, pois, foi possível analisar que a TA foi abordada, sendo: no edital nº07/2018 trabalhada por alunos das quatro licenciaturas citadas, mesmo que em uma tendência conservacionista/pragmática, e no edital nº02/2020 a mesma foi explorada apenas por alunos da Ciências Biológicas Licenciatura.
Abstract: The Environmental Theme, within all levels of education and subjects , is pointed out as essential by educational specialists and the legislation regarding Environmental Education and Teacher Education. Thus, within this paper there are thoughts on the importance of the study and analysis of the Environmental Theme in teacher development through the project PIBID. A program aimed at involving teachers in development in the daily routine and activities of public schools. This involvement leads to the fusion of practice and theory as it really is. This research was developed at UNIFEI- Campus Itajubá, due to the fact that it holds certain pertinent characteristics to the study such as, the last two issues being executed with different methods and the participants belonging to the four teaching courses of the campus -Biology, Physics, Chemistry and Maths. The fusion and its analysis lead to the development of a critical and conscientious citizen and teacher who is aware of the current correlation between nature-society and the social environmental issues that are a result of a long historical process. The importance of teacher development is stressed as they need to be able to practice what has been learned regarding the Environmental Theme. As a general objective, there is a need to understand the inclusion of the Environmental Theme in the development of the proposals found in the project PIBID/UNIFEI which is composed of the Issues number 07/2018 (period 2018-2019 - interdisciplinary) and number 02/2020 (period 2020-2022 - disciplinary). In search for answers, two approaches were defined to collect data and develop this dissertation, 1) Analysis of the portfolios developed from 2018 to 2022 and 2) Semi-structured interview with institutional coordinators and field coordinators that were on duty during the timeframe mentioned and who were professors at the University at the same time. Due to unique context of this paper, it was determined to analyze data from Conservationists, Pragmatic and Critical Macro tendencies defined by the authors of the article “As Macrotendências Político-Pedagógicas da Educação Ambiental Brasileira”, which led to the findings that the project PIBID provides attainability to the professional development of the teaching students regarding the Environmental Theme in aspects which include interdisciplinarity. Throughout the research it was possible to conclude that the Environmental Theme was developed within the proposal number 07/2018, which had students from the four mentioned teaching courses - though following a conservationist/pragmatic tendency. And within the proposal 02/2020 in which the Theme was only developed by the Science and Biology teaching course students.
Palavras-chave: Temática ambiental
Formação de professores
PIBID
CNPq: CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Itajubá
Sigla da Instituição: UNIFEI
metadata.dc.publisher.department: IFQ - Instituto de Física e Química
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3618
Data do documento: 16-Fev-2023
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