Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/365
Tipo: Dissertação
Título: Área de preservação permanente e erosão do solo, em bacia hidrográfica de manancial urbano.
Autor(es): CAVALCANTE, Tatiane Dias Maria
Abstract: O presente trabalho fundamenta-se na criação de diversos cenários atuais e preditivos, visando o planejamento e a gestão territorial de bacia hidrográfica, além de comparar o zoneamento de vulnerabilidade ambiental com base nos índices de dissecação de relevo. Os cenários foram implementados, através da aplicação do modelo empírico EUPS, em ambiente do SIG Idrisi Andes, tendo como área de estudo o ribeirão do Feijão, na cidade de São Carlos-SP. Para tal, foi constituído um banco de dados que subsidia as variáveis da EUPS e, também, a delimitação das APPs sobre uso e cobertura do solo, no ano de 2006. Com respaldo da legislação pertinente, os cenários simulados mostraram que a recuperação das APPs constitui-se em medida essencial à conservação dos solos e dos recursos hídricos, na bacia em estudo. Dentre alguns cenários, conclui-se que a expectativa de perda do solo foi de 29% em ton.haˉ ¹.ano-ˉ ¹, de forma muito severa e extremamente severa, o que mostra que mais de um quarto da área está sob risco de erosão, acima do que deveria, o que evidencia a importância das APPs na manutenção da qualidade ambiental da bacia. Quanto à comparação do zoneamento de vulnerabilidade do meio ambiente (Modelo estipulado por ROSS,1994) e à expectativa de perda de solo(pela EUPS), percebe-se a equivalência entre as áreas de fragilidade ambiental. Quando analisada a área, constata-se que as áreas de maior risco são as áreas de solo exposto, culturas de laranja e pela cana-de-açúcar. Os resultados obtidos indicam que, quando tais áreas encontram-se devidamente vegetadas, estas cumprem com a sua função de atenuação da erosão; e os cenários simulados mostraram que a recuperação das APPs, a utilização de práticas conservacionistas e a recuperação de áreas degradadas constituem em medidas essenciais à conservação dos solos e dos recursos hídricos.
metadata.dc.publisher.department: IRN - Instituto de Recursos Naturais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Meio Ambiente e Recursos Hídricos
Citação: CAVALCANTE, Tatiane Dias Maria. Área de preservação permanente e erosão do solo, em bacia hidrográfica de manancial urbano. 2013. 91 f. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Recursos Hídricos) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2013.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/365
Data do documento: 28-Out-2013
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_cavalcante_2013.pdf7,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.