Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/369
Tipo: Dissertação
Título: Estudo de viabilidade Técnico-Econômica da implantação de uma Usina de Biodiesel de Pequena Escala a partir de OGR no Município de Itajubá- MG.
Autor(es): SOUZA E SILVA, Erika de
Abstract: Neste trabalho é realizada uma análise de viabilidade técnico-econômica da implantação de uma miniusina de produção de biodiesel a partir de óleos e gorduras residuais (OGR) na cidade de Itajubá, sul de Minas Gerais. Para isso foram feitas prospecções sobre a cadeia produtiva deste biocombustível e analisados diversos trabalhos científicos abordando os processos de pré-tratamento e transesterificação com suas possíveis variações: catálise alcalina, ácida, enzimática e também técnicas de conversão não-catalíticas, elencando as principais vantagens e desvantagens de cada rota analisada. Sob o ponto de vista mercadológico, foi possível concluir que existe uma disponibilidade máxima de 343 toneladas por ano de OGR na área de atuação e uma demanda de biodiesel em torno de 193 toneladas por ano. Por fim, a implantação de uma miniusina de produção de biodiesel a partir de OGR em Itajubá/MG é viável economicamente a partir de um volume mínimo de 8.500 litros por mês. Além disso, para uma faixa de captação considerada realista que vai de 8.500 a 14.300 litros por mês é possível obter uma TIR de 19%, VPL de R$7.495,49 e payback de 3 anos e meio para um investimento total de R$298.546,00.
metadata.dc.publisher.department: IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Energia
Citação: SOUZA E SILVA, Erika de. Estudo de viabilidade Técnico-Econômica da implantação de uma Usina de Biodiesel de Pequena Escala a partir de OGR no Município de Itajubá- MG. 2013. 84 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2013.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/369
Data do documento: 25-Nov-2013
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_souza_e_silva_2013.pdf1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.