Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
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Tipo: Dissertação
Título: Educação ambiental e as aproximações entre empresas e escolas: o caso do programa Pró-mananciais na Bacia Hidrográfica Sapucaí
Autor(es): MELO, Gabriel Lisboa de
Primeiro Orientador: SILVA, Luciano Fernandes
metadata.dc.contributor.advisor-co1: GANDOLFI, Haira Emanuela
Resumo: As ações de cariz ambiental, promovidas por empresas nas escolas de educação básica, despertam a nossa atenção para tentar compreender as possibilidades de incentivar o exercício da práxis política entre os jovens. Dessa forma, direcionamos nossas indagas às características das ações promovidas pelo setor empresarial no espaço escolar, como nas ações do Programa Socioambiental de Proteção e Recuperação de Mananciais – Pró-mananciais, liderado por empresas público-privadas. Para tal, procuramos identificar e analisar as compreensões sobre a temática ambiental, o processo educativo e as perspectivas da dimensão da práxis política a partir das relações entre o Pró-mananciais e uma escola de educação básica, situada na Bacia Hidrográfica do Rio Sapucaí. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas com profissionais da educação e membros do Pró-mananciais. Também foi possível observar reuniões promovidas pelo programa, destinadas à definição de ações na localidade em questão. Contamos com o auxílio dos softwares Transkriptor, para a transcrição dos áudios, e do NVivo para a sistematização e análise dos dados. Adotamos a Análise de Conteúdo, na modalidade da Análise Temática, como procedimento metodológico. Os resultados e as discussões suscitadas indicaram que as ações do Pró-mananciais têm potencial de influenciar na formação docente e discente. Essas ações, sobretudo, favorecem o estabelecimento de consensos sobre a Temática Ambiental e o processo educativo no espaço escolar, o que pode ser interpretado como o estabelecimento de um regime de obstrução do ensino. Nesse sentido, as relações entre o quadro de catástrofes ambientais e o modelo de sociedade capitalista foram abordadas superficialmente, limitando as discussões ao âmbito da individualidade e das ações imediatas. As ações de cunho ambiental executadas pelo Pró-mananciais, na referida escola de educação básica, atribuíram os problemas ambientais às escolhas pessoais, focando a sua mitigação nos aspectos tecnocientíficos e na mudança de comportamentos. Discussões como essas podem ocultar as possibilidades de questionar e pensar criticamente o modelo de sociedade capitalista. Ficou evidente que a escola tem sido palco para a disseminação de compreensões, valores e práticas que são caras ao Pró-mananciais, na comunidade local. Apesar de alguns profissionais da educação terem questionado essa postura do Pró-mananciais, não houve posicionamentos contrários. Essa constatação sugere haver um silenciamento, ainda que involuntário, das vozes dissonantes dentro da escola. Somado a isso, notamos que a ideia de participação coletiva, que é uma das bases das ações ambientais do programa, foi ressignificada, não permitindo que a comunidade, na prática, participasse dos espaços de tomada de decisões. Esse processo de privatização do espaço escolar pode contribuir na manutenção de um modelo educacional que enfatiza o individualismo e a mudança de comportamento, ao invés de preconizar um ensino crítico e emancipatório. Dessa forma, a relação entre o Pró-mananciais e a escola contribui na cristalização de significados acerca da práxis política, diferentes daqueles que consideramos pertinente à formação dos estudantes. Por fim, é crucial que os profissionais da educação, especialmente aqueles que estão envolvidos nas relações de empresas com escolas, reflitam e se oponham aos impactos que as ações ambientais empresariais têm causado no processo educacional.
Abstract: The environmental actions promoted by companies in elementary schools draw our attention to try to understand the possibilities of encouraging political praxis among young people. Therefore, we directed our inquiries towards the characteristics of the actions promoted by the business sector in the school space, such as those of the Socio-Environmental Program for the Protection and Recovery of Water Sources - Pró-mananciais, led by public-private companies. To this end, we aimed to identify and analyze understandings about environmental issues, the educational process, and the perspectives of the dimension of political praxis based on the relationships between Pró-mananciais and an elementary school located in the Sapucaí River Watershed. Data were obtained through semi-structured interviews with education professionals and members of Pró-mananciais. Meetings promoted by the program aimed at defining actions in the locality in question were also observed. We relied on Transkriptor software for audio transcription and NVivo for data systematization and analysis. We adopted Content Analysis, in the modality of Thematic Analysis, as the methodological procedure. The results and discussions raised indicated that Pró-mananciais' actions have the potential to influence the teacher and student formation process. These actions, above all, favor the establishment of consensus on Environmental Issues and the educational process in the school space, which can be interpreted as the establishment of a teaching obstruction regime. In this sense, the relationships between the framework of environmental disasters and the capitalist society model were superficially addressed, limiting the discussions to the individuality and immediate actions' scope. The environmental actions executed by Pró-mananciais in the elementary school attributed environmental problems to personal choices, focusing their mitigation on techno-scientific aspects and behavioral change. Discussions like these can obscure the possibilities of questioning and critically thinking about the capitalist society model. It became evident that the school has been a stage for the dissemination of understandings, values, and practices that are dear to Pró-mananciais in the local community. Despite some education professionals having criticized Pró-mananciais' posture, there were no opposing positions. This finding suggests that there is a silencing, albeit involuntary, of dissenting voices within the school. In addition to this, we noted that the idea of collective participation, which is one of the bases of the program's environmental actions, was re-signified, not allowing the community to participate in decision-making spaces. This process of privatizing the school space can contribute to maintaining an educational model that emphasizes individualism and behavioral change, rather than advocating for critical and emancipatory teaching. Thus, the relationship between Pró-mananciais and the school contributes to the crystallization of meanings about political praxis different from those we consider relevant to students' formation. Finally, it is crucial that education professionals, especially those involved in relationships between companies and schools, reflect and oppose the impacts that environmental business actions have had on the educational process.
Palavras-chave: Temática ambiental
Práxis política
Educação ambiental empresarial
CNPq: CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Itajubá
Sigla da Instituição: UNIFEI
metadata.dc.publisher.department: IFQ - Instituto de Física e Química
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3699
Data do documento: 15-Mar-2023
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