Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3724
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSOUZA, Luís Eduardo Camilo de-
dc.date.issued2023-02-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3724-
dc.description.abstractThe theme of the work is the discussion that is established between development and society. The central objective of this research is to understand if there is a relationship between the organization of the space environment of the city of Atibaia-SP and the determination of the forms of consumption in this territory. Thus, we have as empirical basis of the study the city of Atibaia, located in the state of São Paulo, where the development and the enterprises, which change and renew, have been installed with more intensity over the last 20 years. The work is justified by the importance and possibility of expanding academic research on the Region of Atibaia, besides contributing to the understanding of the construction of physical and social spaces and the processes of socioeconomic segregation. Therefore, the objective is to analyze the spaces of socialization and investigate the areas of segregation of consumption of the city of Atibaia. The work is mainly based on authors such as David Harvey, Milton Santos and Henri Lefebvre, who propose the spatial interactions of the city and social actors, also the analytical perspective of understanding the role of the city in the local and regional context. Thus, we propose to analyze the data regarding the growth of the city of Atibaia-SP and, finally, create a debate to understand the segregation of consumers in the municipality in which the consumption pattern constitutes a brand of social class, since consumption is not accessible to all, so that holders of economic capital have greater access to the products available in the city, public or private.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesenvolvimentopt_BR
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectInterações espaciaispt_BR
dc.subjectAtibaia-SPpt_BR
dc.titleDesenvolvimento e sociedade: a cartografia do consumo no município de Atibaia-SP – entre o espaço público e privadopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.available2023-06-01-
dc.date.available2023-06-01T17:37:37Z-
dc.date.accessioned2023-06-01T17:37:37Z-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5050458959517115pt_BR
dc.contributor.advisor1RODRIGUES, Rogério-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3509356707584426pt_BR
dc.description.resumoO trabalho tem como tema a discussão que se estabelece entre o desenvolvimento e a sociedade. O objetivo central desta pesquisa é compreender se existe relação entre a organização do meio espacial da cidade de Atibaia-SP e a determinação das formas de consumo neste território. Deste modo, temos como base empírica do estudo a cidade de Atibaia, localizada no estado de São Paulo, onde o desenvolvimento e os empreendimentos, que se modificam e renovam, foram instalados com mais intensidade ao longo dos últimos 20 anos. O trabalho se justifica pela importância e possibilidade de ampliação de pesquisas acadêmicas sobre a região de Atibaia, além de contribuir para a compreensão sobre a construção dos espaços físicos e sociais e os processos de segregação socioeconômicas. Portanto, objetiva-se analisar os espaços de socialização e investigar as áreas de segregação de consumo da cidade de Atibaia. O trabalho se fundamenta, principalmente, em autores como David Harvey, Milton Santos e Henri Lefebvre, que propõem as interações espaciais da cidade e dos atores sociais, também a perspectiva analítica de compreensão do papel da cidade no contexto local e regional. Assim, propomos analisar os dados referentes ao crescimento da cidade de Atibaia-SP e, por fim, criar um debate visando compreender a segregação dos consumidores do munícipio em que o padrão de consumo se constitui como uma marca de classe social, uma vez que o consumo não é acessível para todos, de forma que os detentores do capital econômico têm um maior acesso aos produtos disponíveis na cidade, seja público ou privado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIRN - Instituto de Recursos Naturaispt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedadept_BR
dc.publisher.initialsUNIFEIpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::CIÊNCIAS SOCIAISpt_BR
dc.relation.referencesSOUZA, Luís Eduardo Camilo de. Desenvolvimento e sociedade: a cartografia do consumo no município de Atibaia-SP – entre o espaço público e privado. 2023. 103 f. Dissertação Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologia e Sociedade) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2023.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_2023070.pdf2,91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.