Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Teses
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dc.creatorCARMELITO, Bruno Eduardo-
dc.date.issued2023-04-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3731-
dc.description.abstractThe subject of electric mobility has aroused great interest among researchers in recent years, being a actual topic under discussion as Electric Vehicles (EV) reach greater market share. Electric mobility, which is linked to the energy transition, experiences a transformation of concepts that starts with the consumption of fossil fuels and ends with zero carbon emissions. These changes correspond to the need for cleaner, decentralized, digitized energy delivery systems and services, as well as greater electrification of modes of transportation. In this context, this thesis proposes and implements a novel methodology for calculating the hosting capacity of EVs in low and medium voltage distribution systems through a case study. The carrying capacity of EVs is evaluated in the literature using load flow processing, which uses several criteria and methods for evaluation. On the one hand, deterministic methods produce a single number for EV hosting capability and ignore the uncertainties inherent in the allocation process. Stochastic methods, on the other hand, generate a probability distribution of hosting capabilities. The suggestion of a new methodology that combines deterministic and stochastic methods, takes into account several operational criteria, and can be used in low and medium voltage applications becomes more suitable and innovative. The results indicate that the distribution system’s EV hosting capacity varies with sector of the evaluated network. Loading can increase and alter the load curve considerably in the secondary distribution system’s downstream of the transformer, causing undervoltage and overload in the grid. The charging rate of transformers with EV input, on the other hand, can change the primary distribution system’s hosting capacity.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVeículos elétricospt_BR
dc.subjectQualidade de energiapt_BR
dc.subjectSistemas de distribuiçãopt_BR
dc.subjectCapacidade de hospedagempt_BR
dc.titleCapacidade de hospedagem de veículos elétricos em redes de distribuição de BT/MT: uma nova metodologia de avaliaçãopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.date.available2023-06-05-
dc.date.available2023-06-05T17:38:13Z-
dc.date.accessioned2023-06-05T17:38:13Z-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3755750018707272pt_BR
dc.contributor.advisor1CARVALHO FILHO, José Maria de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5461838985577307pt_BR
dc.description.resumoO tema mobilidade elétrica despertou grande interesse nos pesquisadores nos últimos anos, sendo um tópico atual em discussão à medida que os Veículos Elétricos (VE) alcançam maior participação no mercado. Vinculada à transição energética, a mobilidade elétrica passa por uma transformação de conceitos que começa com o consumo de combustíveis fósseis e tem como foco a emissão zero de carbono. Essas mudanças coincidem com a necessidade de evolução dos sistemas e serviços de distribuição de energia mais limpos, descentralizados, digitalizados e que contemplam o aumento da eletrificação dos meios de transporte. Nesse contexto, esta tese apresenta e aplica por intermédio de um estudo de caso, a proposta de uma nova metodologia para o cálculo da capacidade de hospedagem de VEs em sistemas de distribuição de baixa e média tensão. Na literatura, a capacidade de hospedagem de VEs é avaliada usando o processamento de fluxo de carga que emprega diversos critérios e métodos para a avaliação. De um lado os métodos determinísticos produzem um único valor de capacidade de hospedagem de VEs e não levam em consideração as incertezas envolvidas no processo de alocação. Por outro lado, os métodos estocásticos produzem uma distribuição de probabilidades de capacidades de hospedagem. A proposta de uma nova metodologia que combine métodos determinísticos e estocásticos, que considere vários critérios operacionais e que possa ser aplicada conjuntamente na baixa e na média tensão se torna mais apropriada e inovadora. Os resultados obtidos mostram que a capacidade de hospedagem de VEs do sistema de distribuição é diferente para cada setor da rede avaliada. Na rede de distribuição secundária, a jusante do transformador, o carregamento pode aumentar e alterar a curva de carga de forma significativa, causando subtensão e sobrecarga na rede. Em contrapartida, a taxa de carregamento dos transformadores com a entrada dos VEs pode alterar a capacidade de hospedagem da rede de distribuição primária.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Doutorado - Engenharia Elétricapt_BR
dc.publisher.initialsUNIFEIpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELÉTRICApt_BR
dc.relation.referencesCARMELITO, Bruno Eduardo. Capacidade de hospedagem de veículos elétricos em redes de distribuição de BT/MT: uma nova metodologia de avaliação. 2023. 137 f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2023.pt_BR
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