Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3738
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCOUTINHO, Mabel Maria Silva de Resende Chaves-
dc.date.issued2003-02-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3738-
dc.description.abstractThis works takes about the development and given of a distance course about Economic Engineering. Some studies were necessary to do this work, as conceptions about distance educations, laws, some characteristics about the distance education and its client, the student, and the necessaries components. It still shows an brief historical of distance educations, the learning environments, its evolution, the institutions that offer distance courses, a little of Brazilians history. It shows the objectives, advantages, and disadvantages of distance education. It still shows the tools for divagations and the receptions as impress material, audio and video, teleconferences and computer tools. This works still shows the environment and the management used to offer the course, some propitious facts for the success of a distance course and why to utilize the Internet and some of this characteristics. It shows some characteristics of learning approach; its application in distance learning and a view of collaborative leaning. It shows the strategies adopted to development the course, some client characteristics, about the teacher and tutor’s work and some characteristics about the course. It relates a brief conclusion about the course and gives some suggestions to improve the software used to control the activities in distance learning course.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectAprendizagem colaborativapt_BR
dc.subjectInternetpt_BR
dc.titleFundamentos da EAD e uma forma alternativa de vivenciar e aprender a engenharia econômicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.available2023-06-07-
dc.date.available2023-06-07T18:50:54Z-
dc.date.accessioned2023-06-07T18:50:54Z-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5866180599926264pt_BR
dc.contributor.advisor1MONTEVECHI, José Arnaldo Barra-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2169751971927037pt_BR
dc.contributor.advisor-co1WAKI, Paulo Sizuo-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6416497515150655pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho se refere ao desenvolvimento e oferta de um curso de Engenharia Econômica através da modalidade à distância. Para o desenvolvimento deste trabalho foram necessários alguns estudos sobre a educação à distância, tais como: sua conceituação, sua regulamentação, algumas de suas características e também características do cliente, aluno da EAD e os componentes básicos necessários. Apresenta-se ainda neste trabalho de pesquisa um breve histórico sobre a EAD, sobre os ambientes de aprendizagem, sua história no Brasil, como se deu, ou está se dando sua evolução, algumas instituições que oferecem cursos nesta modalidade (no Brasil e no exterior), quais são seus objetivos, vantagens e desvantagens. Destacam-se algumas das ferramentas de divulgação e recepção utilizadas, tais como material impresso, de áudio e vídeo, teleconferências e ferramentas computacionais. É apresentado o ambiente no qual foi desenvolvido o curso, assim como o gerenciador utilizado. São destacados alguns fatores que propiciam sucesso em cursos nesta modalidade mediados por computador, o porquê da utilização da Internet e algumas de suas características. São apresentadas características de algumas abordagens de ensino e sua aplicação na EAD. Apresenta-se um pouco sobre a aprendizagem colaborativa. Em relação ao curso desenvolvido são apresentadas algumas das estratégias utilizadas, características da clientela do curso, do trabalho do professor/coordenador, e ainda algumas características do curso. Uma breve conclusão sobre o curso é apresentada, assim como sugestões para melhoria do software que controla todas as atividades do curso à distância.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produçãopt_BR
dc.publisher.initialsUNIFEIpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUÇÃOpt_BR
dc.relation.referencesCOUTINHO, Mabel Maria Silva de Resende Chaves. Fundamentos da EAD e uma forma alternativa de vivenciar e aprender a engenharia econômica. 2003. 209 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2003.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_200331185.pdf3,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.