Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
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Tipo: Dissertação
Título: Análise do sistema de medição de desempenho: estudo de caso em editais de serviço de transporte público
Autor(es): SOUZA, Leonardo Lourenço de
Primeiro Orientador: GAUDÊNCIO, Juliana Helena Daroz
Resumo: A busca pela excelência em serviços e o interesse em mensurar a qualidade do serviço são considerados importantes estratégias utilizadas pelas organizações para alcançar vantagem competitiva. Nesse mesmo âmbito, temos os serviços públicos caracterizado como toda atividade que o Estado realiza para satisfazer as necessidades públicas através do procedimento típico de direito público. Hoje, através de contratos de concessão, muitos serviços públicos são prestados de maneira indireta. A Constituição Federal de 1988 estabelece que o transporte coletivo é um tipo de serviço público que deve ser oferecido à população. O transporte púbico é um meio democrático para a sociedade ter acesso a bens, serviços e atividades, porém, o seu uso está diminuindo por diversos fatores, principalmente, devido a baixa qualidade do serviço prestado. Para atender as necessidades dos usuários e verificar se o serviço cumpre as exigências contratuais, realizar a medição de desempenho de qualidade é importante, tantos para os prestadores serviços quanto para órgão que fiscaliza. Nesse contexto, o objetivo geral da pesquisa é a análise do sistema de medição de desempenho com foco na melhoria dos parâmetros de qualidade a serem integrados no edital para contratação do serviço de transporte público oferecido na cidade de Itajubá-MG. Município que, devido as reclamações dos usuários do transporte coletivo da população, os parlamentares da Câmara Municipal requereram que medidas fossem tomadas em relação ao serviço prestado e que houvesse uma fiscalização da concessionária, e, assim, melhorar a qualidade do serviço. O método aplicado foi o estudo de caso múltiplos, através das seguintes etapas: inicialmente foi feito uma análise bibliométrica e revisão da literatura, ambos tratam a revisão e contexto da literatura disponível sobre o sistema de medição de desempenho e a qualidade com o foco em serviços públicos, estabelecendo a sustentação teórica e a problemática de pesquisa; em seguida os casos foram selecionados, incluindo o caso de Itajubá-MG e 02 municípios do estado de São Paulo; foi elaborado o protocolo de pesquisa, validado pelos especialistas da área; e, em seguida, conduzida a coleta de dados e realização dos relatórios de casos individuais e o relatório dos casos cruzados. Identificou-se algumas relações e informações entre os casos analisados. Dentre os resultados, destaca-se a proposição de um sistema de medição de desempenho envolvendo 15 parâmetros importantes para mensurar a qualidade dos serviços prestados e serem integrados no edital de contratação de transporte público, são eles: adaptação para pessoas com necessidades especiais, acessibilidade, existência de bancos e coberturas nos pontos de ônibus, frequência, habilidade de direção dos motoristas, informação, pontualidade, tarifa, integração tarifária, limpeza, idade da frota, cordialidade dos funcionários, segurança pública e meio ambiente. Além disso, foi exposto algumas ações para auxiliar na avaliação desse serviço para o gerenciamento do contrato e orientações sobre a importância do acompanhamento dos indicadores para manutenção da qualidade do serviço prestado. Espera-se que que os resultados obtidos seja um subsídio para auxiliar o órgão competente avaliar e fiscalizar os serviços prestados. O sistema de medição de desempenho permite uma maior eficiência e eficácia nas ações tanto por parte da concessionária, como do órgão gestor, impactando na qualidade dos serviços prestados aos usuários. Os resultados obtidos podem contribuir para o sistema de transporte do município e ser utilizado como modelo para monitorar a qualidade de qualquer serviço público oferecido pelo órgão municipal de Itajubá-MG, bem como, para demais municípios. Também, espera-se que a renovação e os próximos contratos de concessão desse serviço possam incorporar as orientações aqui elencadas, de modo a reverter a tendência de redução da demanda do transporte público coletivo por ônibus e melhorar a satisfação dos usuários.
Abstract: The pursuit for excellence in services and the interest in measuring service quality are considered important strategies used by organizations to achieve competitive advantage. In the same context, we have public services characterized as all activities that the Estate performs to satisfy public needs through the typical procedure of public law. Today, through concession contracts, many public services are provided indirectly. The Federal Constitution of 1988 establishes that public transport is a type of public service that must be offered to the population. Public transport is a democratic way for society to have access to goods, services and activities, however, its use is decreasing due to several factors, mainly due to the low quality of the service provided. To meet the needs of users and verify that the service meets contractual requirements, measuring quality performance is important, both for service providers and for the inspection body. In this context, the general objective of the research is the analysis of the performance measurement system with a focus on improving the quality parameters to be integrated in the public notice for contracting the public transport service offered in the city of Itajubá-MG. City in which, due to the user’s complaints about public transport, the parliamentarians of the City Council requested that measures were taken in relation to the service provided and an inspection of the concessionaire was carried out, thus, improving the quality of the service. The method applied was the multiple case study, through the following steps: initially a bibliometric analysis and literature review were carried out, both dealing with the review and context of the available literature on the performance measurement system and quality with a focus on public services, establishing the theoretical support and the research problem; then the cases were selected, including the case of Itajubá-MG and 02 cities in the state of São Paulo; the research protocol was elaborated, validated by specialists in the area; and then conducted data collection and reporting of individual cases and cross-case reporting. Some relationships and information between the analyzed cases were identified. Among the results, we highlight the proposal of a performance measurement system involving 15 important parameters to measure the quality of the services provided and to be integrated in the public transport hiring notice, they are: adaptation for people with special needs, accessibility, existence of benches and coverage at bus stops, frequency, drivers skill, information, punctuality, rate, tariff integration, cleanliness, age of fleet, cordiality of employees, public safety and environment. In addition, some actions were exposed to assist in the evaluation of this service for the management of the contract and guidelines on the importance of monitoring the indicators to maintain the quality of the service provided. It is expected that the results obtained will be a subsidy to help the competent body evaluate and supervise the services provided. The performance measurement system allows better efficiency and effectiveness in actions by both the concessionaire and the managing body, impacting the quality of services provided to users. The results obtained can contribute to the city's transport system and be used as a model to monitor the quality of any public service offered by the municipal body of Itajubá-MG, as well as for other cities. Also, it is expected that the renewal and the next concession contracts for this service may incorporate the guidelines listed here, in order to reverse the trend of reduced demand for collective public transport by bus and improve user’s satisfaction.
Palavras-chave: Editais públicos
Indicadores de desempenho
Sistema de medição de desempenho
Serviços públicos
Transporte público
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Itajubá
Sigla da Instituição: UNIFEI
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3743
Data do documento: 3-Mai-2023
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