Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
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Tipo: Dissertação
Título: Estabelecimento de um sistema de gestão para as secretarias municipais de educação fundamentado nos prêmios da qualidade
Autor(es): MOHALLEN, Vera Lúcia Mauro
Primeiro Orientador: SILVA, Carlos Eduardo Sanches da
Resumo: Apesar da existência de alguns modelos de Prêmios de Qualidade voltados para a educação, estes atendem parcialmente às peculiaridades das Secretarias Municipais de Educação, principalmente das de município de pequeno porte, onde os recursos são precários, demandando maior esforço para implementação de novas tecnologias. Além disso, tem que se considerar que existe uma resistência na educação quanto ao processo de “Qualidade total” devido a sua origem em empresas. As evidências indicam que a implantação de qualquer modelo de gestão para ser consistente e eficaz tem que, em primeiro lugar, ser adequado ao contexto e ao ambiente das organizações e, em segundo, ser desenvolvido para um desempenho eficiente e eficaz. Partindo dessas premissas, esta pesquisa foi estruturada com a natureza prioritariamente qualitativa, utilizando-se do método da pesquisa-ação, do tipo descritivo para a configuração de um modelo de Gestão que fosse ao mesmo tempo um instrumento de auto-avaliação e também capaz de orientar melhorias no sistema de gestão. O objetivo desta dissertação constituiu em “Desenvolver um modelo conceitual de gestão adequado às Secretarias Municipais de Educação, de municípios de pequeno porte, fundamentado nos Prêmios de Excelência”. Dos Prêmios de Excelência que fundamentaram esta pesquisa, foram selecionados os critérios e sub-critérios para compor o modelo conceitual de gestão de excelência para as Secretarias Municipais de Educação. Os critérios foram pontuados de acordo com a sua relevância para a educação. Na seqüência, os critérios selecionados foram descritos e adaptados às SME de municípios de pequeno porte. Esses critérios propostos foram submetidos a avaliação de especialistas de Prêmios de Excelência (PNQ, PGQP, PNGP, PMQP) sendo obtidas respostas de um avaliador do PGQP e de um avaliador do PMQ e examinador do PNQ. As sugestões foram incorporadas ao modelo. O modelo proposto foi implementado em duas secretarias nos municípios de Delfim Moreira e Piranguinho, considerados de pequeno porte. A sistemática de avaliação desenvolvida para o modelo foi testada e seus resultados mostraram a evolução do desempenho das secretarias, desencadeando inovações no processo de gestão dessas organizações.
Abstract: Despite the existence of some kinds of Education Quality Awards, these have not met the peculiarities of the Municipal Education Departments, mainly in small towns, where the resources are scarce, demanding a bigger effort in order to implement new technologies. Besides, the resistance to the Total Quality process due to its business origin should be considered. Evidence show that to have an efficient and constant implementation of any management model it is necessary to be, firstly, suitable to the organization context and environment and, secondly, developed with shared participation of this organization. Only by doing this the necessary motivation for an efficient development can be assured. Taking these premises as a starting point, this research was structured in an essentially qualitative way, using the research-action method going form description to the configuration of a management model which could be both a self-evaluation instrument and able to guide improvements in the management system. The main goal of this dissertation consisted in “Developing a management conceptual model, based in the Excellence Awards, and suitable to the Municipal Education Departments in small towns”. Criteria and sub-criteria were selected form the Excellence Awards in which the research is based to make the management conceptual model of excellence for the Municipal Education Departments. The criteria were rated according to their relevance to education. The these criteria were described and adapted to the Municipal Education Departments of small towns. Such criteria were unfolded in requirements and evaluated by Prêmio Gaúcho de Qualidade e Produtividade (Gaúcho Productivity and Quality Award). The proposed model was implemented in two Municipal Education Departments of towns considered small, Delfim Moreira and Piranguinho. The evaluation system developed for the model was applied and it showed the improvement in the Municipal Education Departments performance. The results obtained proved that the model developed for the Municipal Education Departments was efficient and brought innovations in the management process of these organizations.
Palavras-chave: Prêmio de excelência
Secretaria Municipal de Educação
Gestão educacional
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Itajubá
Sigla da Instituição: UNIFEI
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3745
Data do documento: 4-Mar-2005
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