Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
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dc.creatorSILVEIRA, Eben-Ezer Prates da-
dc.date.issued2005-01-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3814-
dc.description.abstractThe aim of this work is to show a start-up and control system to synchronous machines. Using two six thyristors converter bridges, one is operating as rectifier and the other one as inverter with natural commutation, in steady-state. One closed-loop control was used to motor speed regulation and also to limit the current value, for the motor protection. When the motor is working in low speed, there is no voltage enough in motor terminals to allow the natural commutation of the inverter bridge. To work around this situation was developed two circuits to execute a forced commutation, what makes the motor be able to work in low speed, until 150 [RPM]. The first one was implemented using analog e digital components and the second one using a pc-based microcomputer. The microcomputer based circuit to the inverter bridge allows also an automatic motor start-up. So, there is no necessity of use an auxiliary machine. The software created to control the firing pulses of the inverter bridge was developed in C language to be executed in MS-DOS operational system. This one has a graphical user interface, which allows a better interaction between the user and the system. The software allows to the user to start and stop de machine, to visualize the motor speed value (estimated by the motor terminals voltage), to monitor graphically the speed variation and operation mode of the bridge. That can be, forced commutated or natural commutated. The obtained results from the essays in laboratory showed that the overall performance of the system was satisfactory, according to the expectation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMáquinas síncronas,pt_BR
dc.subjectReguladores PID,pt_BR
dc.subjectInversor de corrente,pt_BR
dc.subjectMétodos eletrônicos de partida para máquinas síncronas.pt_BR
dc.titleImplementação de um sistema de partida e controle de velocidade para máquina síncrona.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.available2023-06-29-
dc.date.available2023-06-29T17:09:52Z-
dc.date.accessioned2023-06-29T17:09:52Z-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1614978364658349pt_BR
dc.contributor.advisor1REZEK, Ângelo José Junqueira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5548002089097643pt_BR
dc.contributor.advisor-co1SILVA, Valberto Ferreira da-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6254328944222311pt_BR
dc.description.resumoO propósito deste trabalho é apresentar um sistema de partida e controle de velocidade para uma máquina síncrona. O mesmo utiliza duas pontes conversoras de seis tiristores, uma operando como retificadora e outra como inversora, com comutação natural, em regime permanente. Um controle de malha fechada foi utilizado para permitir a regulação da velocidade do motor e também para limitar o valor da corrente, para a proteção do motor. Em baixas velocidades o motor não possui tensão suficiente em seus terminais para permitir a comutação natural da ponte inversora. Para contornar esta situação foram desenvolvidos dois circuitos que realizam uma comutação forçada, o que possibilita o funcionamento da máquina em baixas rotações, até 150 [RPM]. O primeiro foi implementado utilizando componentes analógicos e digitais, e o segundo baseado em um microcomputador do tipo PC. O circuito implementado utilizando microcomputador, para o controle da ponte inversora, permite também que a partida do motor seja realizada de forma automática sem a necessidade de uma máquina auxiliar. O programa criado para o controle de disparo da ponte inversora foi desenvolvido em linguagem C, para ser executado no sistema operacional MS-DOS. O mesmo possuí uma interface gráfica, permitindo uma melhor interação do usuário com o sistema. O programa permite ao usuário partir e parar a máquina, visualizar o valor da velocidade do motor (estimada pela tensão nos terminais do mesmo), monitorar graficamente a variação da velocidade e a condição de operação da ponte, que pode ser, modo de comutação forçada ou natural. Os resultados obtidos durante os ensaios em laboratórios demonstram que o desempenho geral do sistema foi satisfatório, correspondendo à expectativa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Elétricapt_BR
dc.publisher.initialsUNIFEIpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELÉTRICApt_BR
dc.relation.referencesSILVEIRA, Eben-Ezer Implementação de um sistema de partida e controle de velocidade para máquina síncrona. 2005. 96 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2005.pt_BR
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