Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3824
Tipo: | Dissertação |
Título: | Métodos inteligentes de navegação e desvio de obstáculos |
Autor(es): | JUNIOR, Helton Hugo de Carvalho |
Primeiro Orientador: | HONÓRIO, Leonardo de Mello |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | JESUS, Edison Oliveira de |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo o estudo e a aplicação de métodos inteligentes para navegação e desvio de obstáculos, baseando-se em um simulador previamente construído, o qual é o ponto inicial para a criação de uma prática para aplicação no mundo real. Entretanto para conseguir este objetivo, o trabalho atravessa diversas áreas do conhecimento como computação, visão computacional, programação, lógica matemática, eletrônica, inteligência artificial e automação e controle. A proposta é usar um veículo inteligente, nesse caso um carro de controle remoto, controlado por rádio freqüência, obstáculos, como por exemplo, bolinhas de tênis e um alvo. O local, onde esses objetos estão situados, é denominado “campo de testes”. Através de um software, criado com o propósito de controle e automação, este veículo, por meio de técnicas de inteligência artificial, deve percorrer o campo de testes, desviando dos obstáculos e atingir o alvo. O veiculo é monitorado por uma câmera, localizada acima da área de testes, e recebe os comandos do software de controle, instalado no computador, através de seu controle remoto, na qual a comunicação é feita via radiofreqüência. |
Abstract: | This work has as objective the implementation and the use of intelligent methods for navigation and obstacles avoidance, being based on a simulator previously constructed, which is the initial point for the creation of a practical application in the real world. However to obtain this objective, it crosses diverse areas of the knowledge as computation, computational vision, programming, mathematical logic, electronic, artificial intelligence and automation and control. The proposal is to use an intelligent vehicle, in this case, a remote-control car, controlled for radio frequency, obstacles, for example, small balls of tennis and a target. The place where these objects are situated is called "field of tests". Software is created with the intention of control and automation, this vehicle, by means of techniques of artificial intelligence, it must cover the field of tests, deviating from the obstacles and reach the target. The vehicle is monitored by a camera, located on the area of tests, and receives the commands from the software of control, installed in the computer, through its remote control, in which the communication is made way radio frequency. |
Palavras-chave: | Controle e automação Inteligência artificial Computação Visão computacional Programação Lógica matemática Eletrônica |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELÉTRICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Itajubá |
Sigla da Instituição: | UNIFEI |
metadata.dc.publisher.department: | IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Elétrica |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3824 |
Data do documento: | 27-Nov-2007 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_200832604.pdf | 1,25 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.