Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3830
Tipo: Dissertação
Título: Bifurcação de bogdanov-takens em um modelo de sistema elétrico de potência
Autor(es): BRAGA, Denis de Carvalho
Primeiro Orientador: ZAMBRONI, Antônio Carlos
metadata.dc.contributor.advisor-co1: MELLO, Luis Fernando de Osório
Resumo: Neste trabalho é estudada a bifurcação de Bogdanov-Takens em um modelo de sistema elétrico de potência constituído por um compensador estático e dois geradores síncronos, alimentando uma carga elétrica composta de uma parcela estática e uma parcela dinâmica. Condições suficientes para a ocorrência de uma bifurcação de Bogdanov-Takens genérica no modelo são apresentadas, bem como uma análise das bifurcações de Hopf e sela-nó no contexto desta bifurcação. Simulações numéricas mostram a existência de uma região operacionalmente segura no diagrama de bifurcação e de uma curva de pontos de sela-nó e uma curva de pontos de Hopf que estão associadas, fisicamente, ao colapso de tensão e a oscilações nas grandezas físicas, respectivamente, se certas condições são satisfeitas.
Abstract: In this work is studied the Bogdanov-Takens bifurcation in an electric power system model consisting of a static compensator and two synchronous generators feeding an electric load compound of a static parcel and a dynamic parcel. Sufficient conditions for the existence of a generic Bogdanov-Takens bifurcation in the model are given as well as an analysis of Hopf and saddle-node bifurcations in the context of the Bogdanov-Takens bifurcation. Numerical simulations show the existence of an operationally insurance region in the bifurcation diagram and a curve of saddle node points and a curve of Hopf points that are associates physically to the voltage collapse and the oscillations in the physical variables, respectively, if certain conditions are satisfied.
Palavras-chave: Sistema elétrico de potência.
Bifurcação de Bogda_ nov-Takens
Bifurcação sela-nó.
Bifurca_ ção de Hopf.
Estabilidade.
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELÉTRICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Itajubá
Sigla da Instituição: UNIFEI
metadata.dc.publisher.department: IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Elétrica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3830
Data do documento: 22-Jun-2007
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_200731988.pdf917,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.