Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3843
Tipo: Dissertação
Título: Proposta de um ambiente de business intelligence para acompanhamento dos egressos dos programas de iniciação científica do IFSULDEMINAS
Autor(es): SILVA, Eunice Cristina da
Primeiro Orientador: FAVARETTO, Fábio
Resumo: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica tem como objetivos principais: contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa, qualificar os estudantes para os programas de pós-graduação e contribuir para diminuir o tempo médio de permanência na pós-graduação. Logo, um sistema para acompanhar os egressos da Iniciação Científica (IC) deve fazer parte da gestão das IES, ao possibilitar, por meio de informações, manter o acompanhamento da trajetória acadêmica e profissional, a absorção desses egressos nos cursos de mestrado e doutorado e o impacto na sociedade, além de fornecer subsídios para o planejamento de ações institucionais. Para esse tipo de acompanhamento, a utilização de ferramentas de análise de dados é fundamental, dentre elas destaca-se o Business Intelligence (BI). O principal componente de um BI é o Data Warehouse (DW), que é um repositório de dados que tem por finalidade alimentar o BI, relatórios e funções analíticas gerando informações. Diante disso, este estudo teve como objetivo principal propor um ambiente de Business Intelligence para o acompanhamento dos egressos da iniciação científica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) com informações gerenciais que auxiliem os gestores na tomada de decisão no âmbito da iniciação científica, pesquisa e pós-graduação. Para atingir este objetivo o estudo foi conduzido pelo método de pesquisa-ação, descrevendo os passos desde a identificação do problema e requisitos informacionais até a proposta de solução, a qual é a proposição de um ambiente de BI para a Gestão dos Egressos da IC. Para identificar os requisitos foram realizadas reuniões com roteiro semiestruturado, pesquisa documental e bibliográfica e observação direta. A análise dos dados foi qualitativa e de cunho descritivo. O desenvolvimento do DW do BI foi baseado na metodologia de Ralph Kimball, e usado o software Power BI para a apresentação das informações em forma de dashboards. A ferramenta foi avaliada e validada pelos Gestores da IC do IFSULDEMINAS. Os resultados alcançados atingiram os objetivos propostos, apresentando informações relevantes para o acompanhamento de egressos da IC. O modelo dimensional de DW desenvolvido conseguiu transformar os dados em informações importantes, e o relatório de dashboard possibilitou demonstrar o impacto dos egressos da IC na formação de recursos humanos para pesquisa (mestres e doutores), bem como a trajetória profissional e acadêmica e o impacto social. A base de dados final construída, diante da sua magnitude de dimensões e dados, possibilita novas análises com as dimensões presentes, permitindo estabelecer cruzamentos não oportunizados pela direção do estudo. Como contribuição, além da social/econômica (formação de recursos humanos para a pesquisa), da prática/pessoal (desenvolvimento de uma ferramenta de BI como solução ao problema contextualizado), esta pesquisa contribui também no nível acadêmico/científico, pois o resultado vai além de um novo estudo sobre BI, contribui para preencher a lacuna da literatura sobre ferramentas de BI na Gestão de Egressos e estudos sobre BI em instituições públicas, contribuindo para a evolução da teoria.
Abstract: The Institutional Scientific Initiation Scholarship Program has the following main objectives: to contribute to the formation of human resources for research, to qualify students for graduate programs and to contribute to reducing the average length of stay in graduate school. Therefore, a system to follow up Scientific Initiation (CI) graduates should be part of the management of the HEIs, as it makes it possible, through information, to keep track of the academic and professional trajectory, the absorption of these graduates in master's and doctoral courses and the impact on society, in addition to providing subsidies for the planning of institutional actions. For this type of follow-up, the use of data analysis tools is fundamental, among which Business Intelligence (BI) stands out. The main component of a BI is the Data Warehouse (DW), which is a data repository whose purpose is to feed the BI, reports and analytical functions generating information. Therefore, this study had as main objective to propose a Data Warehouse environment for the monitoring of graduates of the scientific initiation of the Federal Institute of Education, Science and Technology of the South of Minas (IFSULDEMINAS) with managerial information that can help managers in taking decision in the scope of scientific initiation, research and graduate studies. To achieve this objective, the study was conducted using the action-research method, describing the steps from identifying the problem and informational requirements to proposing a solution, which is the proposition of a DW (dimensional model) for the Management of Graduates of IC, and the visualization of information through Dashboards. To identify the requirements, semi-structured interviews, documentary and bibliographical research and direct observation were carried out. Data analysis was qualitative and descriptive. The development of the BI DW was based on Ralph Kimball's methodology, and Power BI software was used to present data in the form of dashboards. The tool was evaluated and validated by CI Managers at IFSULDEMINAS. The results reached achieved the proposed objectives, presenting relevant information for the follow-up of IC graduates. The developed DW dimensional model was able to transform the data into important information, and the developed dashboard report allowed the analysis of the results, demonstrating the impact of CI graduates in the training of human resources for research (masters and doctors), as well as their trajectory professional and academic and social impact. The final database built, in view of its magnitude of dimensions and data, enables new analyzes with the present dimensions, allowing to establish intersections not provided by the direction of the study. As a contribution, in addition to the social/economic (training of human resources for research), practical/personal (development of a BI tool as a solution to the contextualized problem), this research also contributes at the academic/scientific level, as the result will in addition to a new study on BI, it contributes to filling the gap in the literature on BI tools in Graduate Management and studies on BI in public institutions, which contributes to the evolution of the theory.
Palavras-chave: Iniciação científica
Data Warehouse
Análise de dados
Acompanhamento de egressos
Pós-Graduação
CNPq: CNPQ::CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Itajubá
Sigla da Instituição: UNIFEI
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado Profissional - Administração
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3843
Data do documento: 5-Jun-2023
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_2023084.pdf2,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.