Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
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Tipo: Dissertação
Título: Transporte e desenvolvimento: caminhabilidade e padrões de viagens de trabalhadores do arranjo produtivo local de eletroeletrônicos de Santa Rita do Sapucaí – MG
Autor(es): PADUAN, Mariana Junqueira
Primeiro Orientador: LIMA, Josiane Palma
Resumo: A utilização dos modos de transporte motorizados individualizados é, por vezes, priorizada devido às facilidades trazidas aos seus usuários e, principalmente aos incentivos direcionados à infraestrutura destinada a estes transportes. Embora a mobilidade urbana seja um conceito estudado há tempos, atualmente ela vem sendo amplamente discutida na gestão urbana em atendimento às demandas da Política Nacional de Mobilidade Urbana que remetem à administração estratégica do espaço urbano através da elaboração do Plano de Mobilidade Urbana. Os deslocamentos urbanos são, entre outros, principalmente devidos às viagens de trabalho, objeto pelo qual esta pesquisa se destinou. O objetivo desta pesquisa foi analisar os deslocamentos para fins de trabalho no Arranjo Produtivo Local (APL) de eletroeletrônicos e as relações com a infraestrutura para os modos ativos de transporte. Desta forma, foram realizadas revisões bibliográficas a cerca do planejamento de transportes direcionado à mobilidade sustentável com foco nos modos ativos de transporte e nas ferramentas de caminhabilidade e de ciclomobilidade. Através de um estudo de caso no município de Santa Rita do Sapucaí foram levantados os dados secundários identificando as características geográficas do município e as empresas presentes no APL de eletroeletrônicos. Em seguida foi realizada a coleta de dados primários através da aplicação de questionário para entendimento das características socioeconômicas e o padrão das viagens urbanas a trabalho dos trabalhadores do APL, bem como as limitações encontradas para utilização dos modos ativos de transporte no cotidiano. Esta análise permitiu verificar que a capacidade de escoamento de águas pluviais é um fator visto de pela maioria como muito negativo nas vias em que trafegam. Desta forma, foi elaborado um indicador para mensurá-la, colaborando diretamente para o Índice de Caminhabilidade (iCam) do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITPD). Paralelamente foi feito o mapeamento das empresas que propiciou a identificação de uma área de grande interesse nas viagens urbanas a trabalho, pela qual foi definida para a aplicação do iCam em dois trechos de calçadas nela compreendidos, incorporando o indicador de capacidade de escoamento de águas pluviais. Através do resultado do índice de caminhabilidade foi possível verificar que os trechos em análise precisam passar por intervenções prioritárias para promover melhorias na qualidade da caminhada e, assim, poder gerar atratividade ao modo de transporte. A cidade não possui vias destinadas à ciclomobilidade, portanto, intuitivamente verificou-se que não há incentivos para o modo de transporte. Os resultados trouxeram implicações práticas e políticas, com subsídios para a gestão pública e a melhoria da caminhabilidade no município, bem como uma colaboração social direcionada às políticas públicas para amenizar as desigualdades na mobilidade urbana e apoiar o entendimento das limitações da utilização dos modos ativos de transporte em relação à deficiência e/ou à ausência de infraestrutura adequada para os deslocamentos cotidianos, de forma a promover maior qualidade de vida à população.
Palavras-chave: Mobilidade ativa
Padrão de viagens urbanas a trabalho
Índice de caminhabilidade
CNPq: CNPQ::OUTROS::CIÊNCIAS SOCIAIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Itajubá
Sigla da Instituição: UNIFEI
metadata.dc.publisher.department: IRN - Instituto de Recursos Naturais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3858
Data do documento: 9-Mar-2023
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