Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
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Tipo: Dissertação
Título: Modelo multicritério de análise benefício/custo em processo construtivo de mobilidade urbana - estudo de caso em Santa Rita do Sapucaí, MG
Autor(es): AMARAL, Jaíne Cassia Fonseca
Primeiro Orientador: LIMA, Josiane Palma
Resumo: As cidades são caracterizadas por problemas desde a revolução industrial que gerou uma urbanização acelerada. Isso resultou na necessidade de processos construtivos de infraestrutura para a população, sem levar em consideração as avaliações do uso dos recursos em diversos âmbitos, como o social, ambiental, econômico, histórico e cultural dos locais urbanizados. Alguns autores abordam o crescimento desordenado dos centros urbanos, juntamente com a descontinuidade de obras, resultando em desperdício de recursos em nível municipal, estadual e federal, e que não atendem às necessidades da população. Apesar da criação do Ministério das Cidades e da Política Nacional de Mobilidade Urbana, identifica-se ausência de um método estruturado de avaliação com critérios de sustentabilidade para seleção de processos construtivos de infraestrutura que busquem maximizar os benefícios/vantagens e minimizar os custos/desvantagens para população. Desta maneira, o objetivo do trabalho foi desenvolver um modelo combinado de análise benefício-custo, utilizando ferramenta multicritério para avaliação do uso de recursos econômicos, ambientais e sociais em processo construtivo de infraestrutura de transporte e mobilidade urbana. Através da fundamentação teórica, verificou-se diversas iniciativas internacionais de avaliação de processos, com destaque para o The Green Book do Reino Unido e verificou-se que o Brasil não possui a seleção de propostas e processos à margem de critérios estritamente objetivos. Buscou-se então construir e testar a aplicabilidade do modelo no projeto da Vila Criativa, Vila Feliz em Santa Rita do Sapucaí, Minas Gerais, criadora do Movimento Cidade Criativa, Cidade Feliz que possui a cidade como plataforma para aumento da qualidade de vida das pessoas. Foram definidos 26 (vinte e seis) critérios para a metodologia combinada de Analytic Hierarchy Process (AHP) e a Análise Benefício-Custo (ABC), submetidos em matrizes de comparação para avaliação de 9 (nove) especialistas. Os critérios e suas respectivas métricas de três valores foram definidos para contribuir com a aplicação dos dados na ferramenta ABC de Processos Construtivos de Infraestrutura (ABCINFRA). A ferramenta contribui com a geração de relatório de avaliação individual de cada processo construtivo para cada recurso da sustentabilidade em ambas as classes de benefício/vantagem e custo/desvantagem. A aplicação do modelo no processo construtivo da Vila Criativa, Vila Feliz, permitiu a validação dos critérios técnicos, ponderação dos especialistas, determinação de pontos críticos e toda a construção da ferramenta através dos métodos combinados, contribuindo para tomada de decisão do gestor na aplicação dos recursos públicos conectados com o propósito da sustentabilidade e mobilidade. A ferramenta permitiu determinar que o processo construtivo objeto de estudo minimizou os custos/desvantagens e maximizou os benefícios/vantagens, sendo viável para a cidade/pessoas, principalmente no recurso social que teve desempenho de 100% em ambas as classes, seguido pelo recurso econômico e por último o recurso ambiental. Dessa maneira, o trabalho atendeu o objetivo principal e específicos e proporcionou contribuição científica com definição de critérios e métricas de desempenho técnicos através da ferramenta de processamento de dados ABCINFRA que entrega a análise quantitativa do AHP e pontos críticos e, pode ser utilizada também, pelos gestores/tomadores de decisões públicas direcionadas à processos construtivos. Sugere-se, como trabalhos futuros, a aplicação do modelo ABCINFRA, em diferentes cidades, contribuindo para novas comparações e análises. E a ampliação dos especialistas, representando os diversos estados brasileiros.
Abstract: Cities are characterized by problems since the industrial revolution that generated an accelerated urbanization, which resulted in a need for construction processes of infrastructure for the population, disregarding the evaluations of resource use from different areas, such as social, environmental, economic, historical and cultural aspects of urbanized places. Some authors address the disorderly growth of urban areas, simultaneously with the discontinuity of works, which result in waste of resources at municipal, state and federal levels and do not serve the population. Despite the creation of the Ministry of Cities and the National Urban Mobility Policy, there is a lack of a structured evaluation method with sustainability criteria for selecting infrastructure construction processes that maximize benefits/advantages and minimize costs/disadvantages for the population. In this way, the objective of the work was to develop a combined model of cost-benefit analysis, using a multicriteria tool to evaluate the use of economic, environmental and social resources in the construction process of transport infrastructure and urban mobility. Through the theoretical foundation, several international initiatives for process evaluation were verified, with emphasis on The Green Book of the United Kingdom and it was verified that Brazil does not have the selection of proposals and processes outside of strictly objective criteria. We then sought to build and test the applicability of the model in the project of Vila Criativa, Vila Feliz in Santa Rita do Sapucaí, Minas Gerais, creator of the Movimento Cidade Criativa, Cidade Feliz, which uses the city as a platform to increase people’s quality of life. . Twenty-six (26) criteria were defined for the combined methodology of Analytic Hierarchy Process (AHP) and Benefit-Cost Analysis (ABC), submitted in comparison matrices for evaluation by 9 (nine) specialists. The criteria and their respective three-valued metrics were defined to contribute to the application of data in the tool ABCde Constructive Processes of Infrastructure (ABCINFRA). The tool contributes to the generation of an individual assessment report for each construction process for each sustainability resource in both benefit/advantage and cost/disadvantage classes. The application of the model in the construction process of Vila Criativa, Vila Feliz, allowed the validation of the technical criteria, expert weighting, determination of critical points and the entire construction of the tool through combined methods, contributing to the manager's decision-making in the application of the public resources connected with the purpose of sustainability and mobility. The tool made it possible to determine that the constructive process object of study minimized the costs/disadvantages and maximized the benefits/advantages, being viable for the city/people, mainly in the social resource that had a performance of 100% in both classes, followed by the economic resource and finally the environmental resource. In this way, the work met the main and specific objectives and provided a scientific contribution with the definition of technical performance criteria and metrics through the ABCINFRA data processing tool that delivers the quantitative analysis of the AHP and critical points and can also be used by the public managers/decision makers directed to constructive processes. It is suggested, as future works, the application of the ABCINFRA model, in different cities, contributing to new comparisons and analyses. As well as the expansion of specialists, representing the different Brazilian states.
Palavras-chave: Análise benefício-custo
Processo construtivo de infraestrutura
Mobilidade urbana
Transporte
Multicritério
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Itajubá
Sigla da Instituição: UNIFEI
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3881
Data do documento: 4-Mai-2023
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