Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3882
Tipo: Dissertação
Título: Fiscalização de contratos terceirizados no IFSULDEMINAS: proposta de sistematização estratégica do processo organizacional baseada em práticas de gestão do conhecimento
Autor(es): SILVA, Marlene Reis
Primeiro Orientador: NEVES, Sandra Miranda
Resumo: A terceirização de serviços com dedicação exclusiva de mão de obra traz consigo a problemática da sua fiscalização, que pode levar à perda de conhecimentos tácitos importantes para a melhoria do processo. O conhecimento é um recurso valioso para o ambiente organizacional e as práticas de gestão do conhecimento podem contribuir tanto para a retenção quanto para a transferência do conhecimento da melhor forma. Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa é propor uma sistemática para o processo de fiscalização de contratos terceirizados do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) a partir da adoção de práticas de gestão do conhecimento. A pesquisa foi conduzida por meio do método de estudo de caso, tendo como unidade de análise o grupo de fiscais e gestores de contratos dos campi, composto por 78 servidores. Como resultados, foram identificados os fatores críticos de sucesso e melhores práticas da gestão do conhecimento para instituições federais de ensino superior; os principais desafios e dificuldades que interferem no exercício da função fiscalizatória; assim como foi identificada a expectativa e percepção dos fiscais acerca das práticas de gestão do conhecimento, de forma a obter as mais relevantes para a melhoria da atuação. Esses resultados serviram de embasamento para a elaboração do plano de ação para o IFSULDEMINAS, sendo uma oportunidade de melhoria para a fiscalização de contratos terceirizados. Como resultado técnico foi elaborado um manual de boas práticas de gestão do conhecimento para a fiscalização de contratos de serviços com dedicação exclusiva de mão de obra aplicável às instituições federais de ensino superior.
Abstract: The outsourcing of services with exclusive dedication of labor brings with it the problem of its inspection, which can lead to the loss of important tacit knowledge for the improvement of the process. Knowledge is a valuable resource for the organizational environment and knowledge management practices can contribute both to retaining and transferring knowledge in the best way. In this context, the objective of this research is to propose a system for the inspection process of outsourced contracts of the Federal Institute of Education, Science and Technology of the South of Minas Gerais (IFSULDEMINAS) based on the adoption of knowledge management practices. The research was conducted using the case study method, having as the unit of analysis the group of inspectors and contract managers on the campuses, composed of 78 civil servants. As a result, critical success factors and best knowledge management practices for federal higher education institutions were identified; the main challenges and difficulties that interfere with the exercise of the inspection function; as well as the expectation and perception of inspectors about knowledge management practices, in order to obtain the most relevant ones for improving performance. These results served as a basis for the preparation of the action plan for IFSULDEMINAS, being an opportunity to improve the inspection of outsourced contracts. As a technical result, a manual of good knowledge management practices was prepared for the inspection of service contracts with exclusive dedication of labor applicable to federal institutions of higher education.
Palavras-chave: Terceirização de serviços
Fiscalização de contratos
Práticas de gestão do conhecimento
Instituições Federais de Ensino Superior
CNPq: CNPQ::CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Itajubá
Sigla da Instituição: UNIFEI
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: PPG - Programas de Pós Graduação - Itajubá
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3882
Data do documento: 1-Jun-2023
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_2023112.pdf3,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.