Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3925
Tipo: Dissertação
Título: Educação matemática crítica e a pedagogia progressista: colaborações dessa relação em uma formação continuada de professores para a justiça social
Autor(es): ANDRADE, Sadhu Abraham Vicencio
Primeiro Orientador: SILVA, João Ricardo Neves da
metadata.dc.contributor.advisor-co1: CRISTOVÃO, Eliane Matesco
Resumo: A presente pesquisa considera que a busca por justiça social é condição sine qua non de qualquer processo educacional. A partir disso, pretende-se analisar, por meio de um processo de formação continuada, como que as perspectivas da educação matemática crítica e da pedagogia progressista de Georges Snyders podem contribuir com um ensino de matemática que trabalhe por justiça social. Almejando, então, responder a seguinte questão: Quais são as colaborações que a relação entre a educação matemática crítica e a pedagogia progressista snyderiana podem trazer para um ensino de matemática que trabalhe para uma sociedade humanizada? Para tanto, por meio de uma abordagem qualitativa, esta investigação caracteriza-se como uma pesquisa-formação, uma vez que visa proporcionar e analisar focos críticos em um processo formativo, de modo colaborativo entre o pesquisador e os participantes. Fora oferecido, assim, um curso à distância de formação continuada, intitulado de “Fundamentos da educação matemática crítica e a justiça social”, para professores e especialistas em educação da rede pública, graduandos em licenciaturas de matemática e pedagogia, e mestrandos em linhas de pesquisa que estudam matemática. O curso baseou-se num referencial teórico que buscasse compreender questões sociais, educacionais e do ensino de matemática, de modo a contribuir com reflexões dos participantes sobre essas áreas. Assim foram adotados referenciais: marxistas, colaborando com análises críticas a respeito da sociedade capitalista; progressistas, utilizando-se de obras do educador Georges Snyders e que colaboram com profundas análises críticas a respeito da educação; e da educação matemática crítica, que colaboraram com análises críticas a respeito do ensino de matemática, dos conhecimentos matemáticos, e suas funções na sociedade atual. A partir dessa ação formativa, que ocorreu em um período de dez semanas, foram colhidos dados presentes nas produções dos participantes (participação em fóruns, atividades e produção de um plano de aula realizado em grupo, como trabalho final), e presentes nos discursos dos mesmos, em 6 encontros síncronos ocorridos no período do curso. Esses dados foram analisados e apresentados por meio do encontro com cinco focos críticos formativos e analíticos: A Crítica sobre a Realidade; (Auto)Crítica docente; Crítica como Filosofia de Ensino; (Muito) Conteúdo Crítico; Crítica e a Ação. Ao fim deste processo investigativo, pôde-se reconhecer, a partir desses focos críticos, pontos que alinham as perspectivas no caminho da formação de um professor de matemática que seja crítico e progressista, e que possa colaborar com as lutas sociais por uma sociedade mais justa.
Abstract: This research considers that the search for social justice is essential for any educational process. From this, we intend to analyze, through a process of continued training, how the perspectives of critical mathematics education and Georges Snyders' progressive pedagogy can contribute to mathematics teaching that works for social justice. Aiming, then, to answer the following question: What are the collaborations that the relationship between critical mathematics education and Snyder's progressive pedagogy can bring to mathematics teaching that works towards a humanized society? Through a qualitative approach, this investigation is characterized as a research-training, as it aims to provide and analyze the critical focal points in a training process, in a collaborative way between the researcher and the participant. Thus, a long-distance continuing education course entitled “Fundamentals of critical mathematics education and social justice” was offered to teachers and education specialists in public schools, undergraduates in mathematics and pedagogy, and master's students in lines of research who study mathematics. The course was based on a theoretical framework that sought to understand social, educational and mathematics teaching issues, so that the participants could contribute with their insights in these areas. Therefore, certain references were adopted: Marxists collaborating with critical analyzes of capitalist society; progressists using the works of the educator Georges Snyders who collaborated with deep analyzes on education; and critical mathematics education, which collaborated with critical analyzes regarding the teaching of mathematics, mathematical knowledge, and its functions in today's society. From this formative action, which took place over a period of ten weeks, participants' data was collected from their participation in forums, activities and production of a lesson plan carried out as a group, as a final work), and from their own talks in six synchronous meetings that took place during the course. This data was then analyzed and presented through five formative and analytical critical focal points found: The Critique of Reality; (Self) Teaching criticism; Criticism as a Philosophy of Teaching; (Lots of) Critical Content; Criticism and Action. At the end of this investigative process, it was possible to recognize, from these critical focal points, aspects that align perspectives on the path towards the formation of a mathematics teacher who is critical and progressive, and who can contribute to social struggles for a more just society.
Palavras-chave: Educação matemática crítica
Pedagogia progressista
Justiça social
Formação continuada de professores
CNPq: CNPQ::CIêNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Itajubá
Sigla da Instituição: UNIFEI
metadata.dc.publisher.department: IFQ - Instituto de Física e Química
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3925
Data do documento: 16-Ago-2023
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_2023132.pdf2,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.