Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3934
Tipo: Dissertação
Título: Tomada de decisão no ambiente estratégico e gerencial: uma análise com base na gestão por indicadores de desempenho
Autor(es): PEDROZO, Douglas Oliveira
Primeiro Orientador: FAVARETTO, Fábio
Resumo: A implantação de novas estratégias nas empresas deve ter início com a detecção de problemas que podem afetar o seu desenvolvimento. Assim, a realização de melhorias no sistema de gerenciamento da empresa, pode contribuir para uma maior lucratividade na execução de suas atividades, permitindo, assim, uma maior competitividade. Neste sentido, a falta ou a má definição de indicadores de resultado podem ocasionar uma falta de sincronia com os objetivos, um mau acompanhamento do desempenho da área, avaliações de resultados e feedbacks ineficazes, além de lentidão e falta de base sólidas para tomada de decisões. Diante disso, este estudo tem por objetivo principal validar o processo de implementação de Gestão Por Indicadores de Desempenho em uma das maiores redes do ramo de varejo farmacêutico do Brasil, focado em uma Gerência da área corporativa da Diretoria de Gestão de Serviços. Esta pesquisa se caracteriza como pesquisa aplicada, qualitativa do tipo pesquisa-ação, do qual se estabelece um processo de intervenção, a fim de avaliar a implantação do modelo de Gestão Por Indicadores em uma rede do ramo de varejo farmacêutico. A execução dos trabalhos foi realizada durante o ano de 2022. A pesquisa foi realizada pela equipe de Gestão de Governança Corporativa da Diretoria, com participação do Pesquisador, que teve participação efetiva, juntamente com a equipe que foi estudada e que também recebeu a ação. Verificou-se melhores resultados na execução das atividades exercidas pelo gerenciamento da empresa, otimizando-as de forma a aumentar o faturamento e o lucro da empresa, a fim de que não somente os proprietários e funcionários da empresa sejam beneficiados, mas também os clientes que usufruem dos produtos e serviços ofertados pela empresa. Houve total aceitação do processo por parte dos envolvidos. Diante da realização da presente pesquisa foi realizada a implementação do processo de Gestão Por Indicadores de Desempenho em uma empresa do ramo de varejo farmacêutico do Brasil.
Abstract: The implementation of new strategies in companies must start with the detection of problems that may affect their development. Thus, making improvements in the company's management system can contribute to greater profitability in the execution of its activities, thus allowing greater competitiveness. In this sense, the lack or poor definition of result indicators can cause a lack of synchrony with the objectives, poor monitoring of the area's performance, ineffective evaluations of results and feedback, in addition to slowness and lack of solid basis for decision making. Therefore, this study has the main objective of validating the process of implementing Management by Performance Indicators in one of the largest chains in the pharmaceutical retail sector in Brazil, focused on a Management of the corporate area of the Services Management Board. This research is characterized as applied, qualitative research of the action-research type, which establishes an intervention process, in order to evaluate the implementation of the Management by Indicators model in a network of the pharmaceutical retail branch. The work was carried out during the year 2022. The survey was carried out by the Board's Corporate Governance Management team, with the participation of the Researcher, who had effective participation, together with the team that was studied and who also received the action. Better results were verified in the execution of the activities carried out by the company's management, optimizing them in order to increase the company's revenue and profit, so that not only the company's owners and employees are benefited, but also the customers who enjoy the products and services offered by the company. There was total acceptance of the process by those involved. In view of the realization of this research, the implementation of the Management by Performance Indicators process was carried out in a company in the pharmaceutical retail sector in Brazil.
Palavras-chave: Diretoria de gestão de serviços
Farmácia
Gestão empresarial
Melhoria de desempenho
CNPq: CNPQ::CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Itajubá
Sigla da Instituição: UNIFEI
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado Profissional - Administração
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3934
Data do documento: 26-Jun-2023
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_2023139.pdf1,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.