Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
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Tipo: Dissertação
Título: A temática ambiental e o processo educativo em escolas municipais: um estudo realizado com diretores de unidades escolares da secretaria regional de ensino de Itajubá
Autor(es): FERNANDES, Elisandra Aparecida Silva
Primeiro Orientador: SILVA, Luciano Fernandes
Resumo: O tratamento da temática ambiental, de acordo com as compreensões dos diretores municipais e as atividades que são desenvolvidas nas unidades públicas escolares em que atuam, nos desperta para uma reflexão acerca das possibilidades e desafios que possam se fazer presentes em se tratando do desenvolvimento de ações que possam mitigar a crise ambiental que vivenciamos. À vista disso, nos preocupamos em verificar quais são as compreensões sobre a temática ambiental e o processo educativo elaboradas por diretores de unidades escolares públicas municipais de ensino fundamental nos anos iniciais. Com esse propósito, buscamos identificar e analisar as compreensões que os diretores possuem sobre a temática ambiental, as atividades pedagógicas desenvolvidas nos espaços escolares e as possibilidades e obstáculos que os diretores associam ao desenvolvimento das atividades pedagógicas. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com os diretores de escolas municipais de ensino fundamental anos iniciais, em escolas situadas numa região ao sul de Minas Gerais, pertencente à Secretaria Regional de Ensino de Itajubá. Após realizada a transcrição dos dados, nos embasamos na Análise de Conteúdo, na modalidade de Análise Temática como processo metodológico. Os resultados e as discussões, indicaram que as compreensões dos diretores municipais, influenciam na tomada de decisões quanto ao desenvolvimento de atividades pedagógicas que envolvem a temática ambiental nos espaços escolares que dirigem. Nesse sentido, a possibilidade da construção do conhecimento nesses espaços escolares, no que tange à temática ambiental, está diretamente relacionada às tomadas de decisões que são articuladas pelos diretores, mesmo que essas sejam realizadas de forma democrática. Dessa forma, as parcerias que são estabelecidas, a abordagem da temática ambiental nas disciplinas, a menção a temática ambiental nos projetos políticos pedagógicos, são tratadas com uma perspectiva conservadora. Nesse sentido, as tentativas de mitigação da crise ambiental só se tornam inviáveis, uma vez que as discussões em torno da temática ambiental e as questões socioambientais são tratadas de forma desconexa, impossibilitando a implementação de discussões críticas em relação ao tratamento da temática ambiental e as políticas públicas nos espaços escolares. Ao tratar a temática ambiental de forma romantizada e isolada, a problemática ambiental tende a permanecer e se agravar.
Abstract: The treatment of environmental issues, in accordance with the understandings of municipal directors and the activities that are developed in the public-school units in which they work, awakens us to reflect on the possibilities and challenges that may be present when it comes to the development of actions that can mitigate the environmental crisis we are experiencing. In view of this, we are concerned with verifying the understandings of environmental issues and the educational process developed by directors of municipal public elementary schools in the initial years. With this purpose, we sought to identify and analyze the understandings that principals have on environmental issues, the pedagogical activities developed in school spaces and the possibilities and obstacles that principals associate with the development of pedagogical activities. Data were collected through semi-structured interviews with directors of municipal elementary schools in the early years, in schools located in a region to the south of Minas Gerais, belonging to the Itajubá Regional Education Secretariat. After the data was transcribed, we based ourselves on Content Analysis, in the form of Thematic Analysis as a methodological process. The results and discussions indicated that the understandings of municipal directors’ influence decision-making regarding the development of pedagogical activities involving environmental issues in the school spaces they manage. In this sense, the possibility of building knowledge in these school spaces, regarding environmental issues, is directly related to the decision-making that is articulated by the principals, even if these are carried out in a democratic way. In this way, the partnerships that are established, the approach to environmental issues in the subjects, the mention of environmental issues in political pedagogical projects, are treated with a conservative perspective. In this sense, attempts to mitigate the environmental crisis only become unfeasible, since discussions around environmental issues and socio-environmental issues are treated in a disconnected manner, making it impossible to implement critical discussions in relation to the treatment of environmental issues and the public policies in school spaces. When treating environmental issues in a romanticized and isolated way, environmental problems tend to remain and worsen.
Palavras-chave: Temática ambiental
Diretor escolar
Ensino fundamental
CNPq: CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Itajubá
Sigla da Instituição: UNIFEI
metadata.dc.publisher.department: IFQ - Instituto de Física e Química
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3937
Data do documento: 6-Set-2023
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