Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
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Tipo: Dissertação
Título: Mensuração e avaliação do nível de alfabetização financeira dos alunos do ensino superior do IFSULDEMINAS
Autor(es): GUIDA, Juliana Lima de Rezende
Primeiro Orientador: MEDEIROS, André Luiz
metadata.dc.contributor.advisor-co1: VALÉRIO, Victor Eduardo de Mello
Resumo: Com a ascensão do mercado financeiro cada vez mais complexo e com novos produtos e serviços financeiros disponíveis para a população, torna-se essencial uma preparação para a tomada de decisões assertivas sobre essa diversidade de produtos e serviços. Contudo, as pessoas tomam decisões financeiras ainda jovens, principalmente quando decidem ingressar no mercado de trabalho ou em instituições de ensino superior. Portanto, a educação financeira é fundamental para que a população aprenda sobre a importância das finanças no seu dia a dia, e coloque em prática o que aprendeu por meio da alfabetização financeira. Boa parte dos estudos mostram que existe um baixo nível de alfabetização financeira entre os jovens universitários. Assim, este trabalho objetiva verificar o nível de alfabetização financeira dos alunos de ensino superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS). Para tanto, foi realizada uma pesquisa quantitativa, descritiva, por meio de survey, em que a coleta de dados ocorreu com a aplicação de um questionário estruturado. Com a análise de dados foi identificado que 26,70% dos alunos são alfabetizados financeiramente, além de comprovar por meio de testes não paramétricos que somente as variáveis sexo e renda (com o nível de alfabetização financeira variando de 0 a 6) apresentaram relação estatisticamente significante com o nível de alfabetização financeira. Para a alfabetização financeira considerando alfabetizado e não alfabetizado apenas a variável sexo apresentou diferença significativa. E por meio da análise de regressão logística multinomial as variáveis sexo, assuntos financeiros tratados com os pais na infância, cursar disciplinas relacionadas a finanças no ensino médio, controlar o dinheiro periodicamente, percentual das compras a prazo em atraso e pedir desconto quando compra à vista, podem ser estatisticamente significativas para explicar o nível de alfabetização financeira. Dessa forma, este trabalho contribuiu para identificar quais assuntos devem ser tratados no curso de capacitação sobre alfabetização financeira de modo a preparar os estudantes para gerenciar melhor suas finanças pessoais, além de servir de base para pesquisas futuras sobre alfabetização financeira.
Abstract: With the rise of an increasingly complex financial market and the availability of new financial products and services to the population, it becomes essential to prepare for making informed decisions regarding this diversity of offerings. However, individuals make financial decisions at a young age, particularly when they decide to enter the job market or institutions of higher education. Therefore, financial education is crucial for the population to learn about the importance of finances in their daily lives and put into practice what they have learned through financial literacy. A significant portion of studies indicate a low level of financial literacy among young university students. Thus, this study aims to assess the level of financial literacy among higher education students at the Federal Institute of Education, Science, and Technology of Southern Minas Gerais (IFSULDEMINAS). To achieve this, a quantitative, descriptive research was conducted using a survey approach, with data collected through a structured questionnaire. Through data analysis, it was identified that 26.70% of students are financially literate, in addition to proving through non – parametric tests that only the variables gender and income (with the level of financial literacy varying from 0 to 6) showed a statistically significant relationship with the level of financial literacy. For financial literacy, considering literate and not-literate, only the gender variable showed a significant difference. And through multinomial logistic regression analysis, the variables gender, financial issues discussed with parents in childhood, taking subjects related to finance in high school, controlling money periodically, percentage of installment purchases in arrears and asking for a discount when purchasing in cash, may be statistically significant in explaining the level of financial literacy. In this way, this work contributed to identifying which topics should be covered in the training course on financial literacy in order to prepare students to better manage their personal finances, in addition to serving as a basis for future research on financial literacy.
Palavras-chave: Educação financeira
Alfabetização financeira
Ensino superior
CNPq: CNPQ::CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Itajubá
Sigla da Instituição: UNIFEI
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado Profissional - Administração
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3950
Data do documento: 19-Set-2023
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