Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
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Tipo: Dissertação
Título: Avaliação do impacto das estratégias de controle de recursos energéticos distribuídos (REDS) no desempenho dinâmico de sistemas de potência
Autor(es): AOUN, Rafael Maglione
Primeiro Orientador: SOUZA, Antônio Carlos Zambroni de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: PASSARO, Maurício Campos
Resumo: A modelagem de carga em sistemas elétricos é um aspecto fundamental para estudos de estabilidade eletromecânica. A análise de fenômenos específicos passa pela correta modelagem da carga. O fenômeno de atraso de recuperação de tensão pós-falta (Fault Induced Delayed Voltage Recovery – FIDVR) está diretamente relacionado ao bloqueio de rotor (stall) dos motores de indução de aparelhos de ar-condicionado residenciais. Assim, a modelagem de motores de indução na carga é fundamental para análise deste fenômeno. O atraso na recuperação da tensão do sistema pode acarretar atraso também na recuperação de potência dos inversores conectados à rede de transmissão, responsáveis pela conexão da geração renovável eólica e fotovoltaica ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Nos últimos anos, verificou-se no Brasil um crescimento vertiginoso da Micro e Minigeração Distribuída (MMGD), ou mais amplamente, dos Recursos Energéticos Distribuídos (REDs). Nos sistemas de potência ao redor do mundo, coexistem os ajustes modernos e os chamados ajustes legados da GD. Os ajustes legados são mais suscetíveis à desconexão para eventos sistêmicos. A modelagem de motores de indução na carga do sistema Acre-Rondônia leva à deterioração do desempenho dinâmico deste sistema, podendo este ser levado ao colapso. O suporte de tensão da GD pode contribuir com a recuperação de tensão deste sistema no pós-falta, mitigando o atraso causado pelo stall dos aparelhos de ar-condicionado e impedindo o colapso. Para isso, são necessários ajustes mais robustos para desconexão da GD, de forma que esta não se desconecte do sistema durante a ocorrência de eventos na rede, além de requisitos de priorização de corrente reativa e suporte de tensão dinâmico para os inversores que se conectarem ao sistema.
Abstract: Load modeling in power systems is a crucial aspect for stability studies. The analysis of certain dynamic phenomena requires proper load modeling. Fault Induced Delayed Voltage Recovery (FIDVR) is directly related to Residential Air Conditioner (RAC) stalling. Therefore, the modeling of induction motor loads is essential to this analysis. Delayed voltage recovery in the system can result in delayed power recovery in inverters connected to the transmission system, responsible for connecting photovoltaic and wind power plants to the Brazilian Interconnected Power System (BIPS). In the last few years, there has been a huge growth of Distributed Energy Resources (DER) in Brazil. In power systems around the world, both modern and legacy ride-through settings coexist. Inverters with legacy settings are more likely to disconnect in systemic events. The modeling of induction motors in the Acre-Rondonia system leads to a deterioration of this system’s dynamic performance, which can lead to collapse. DER’s voltage support can contribute to post-fault system voltage recovery, mitigating the delay caused by RAC stalling and avoiding collapse. For this to happen, more robust ride-through settings are required, avoiding inverter disconnection. Moreover, dynamic voltage support and reactive current priority requirements must be demanded from inverters that connect to the system.
Palavras-chave: Modelagem de carga
FIDVR
Stall
Ar-condicionado
Motor de indução
MMGD
REDs
Inversores
Geração distribuída
Energia renovável
Estabilidade
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELÉTRICA::SISTEMAS ELÉTRICOS DE POTÊNCIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Itajubá
Sigla da Instituição: UNIFEI
metadata.dc.publisher.department: IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Elétrica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3966
Data do documento: 14-Dez-2022
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