Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3968
Tipo: Dissertação
Título: Relações étnico-raciais, desenvolvimento e educação: o ensino de história e cultura afro-brasileira como tentativa de desnaturalização da existência do racismo estrutural
Autor(es): VIGILATO, Patrícia Aparecida
Primeiro Orientador: RODRIGUES, Rogério
Resumo: O presente trabalho se propõe a analisar a reverberação da Lei nº 10.639, de janeiro de 2003, – a qual incluiu a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira” no currículo oficial da Rede de Ensino e constitui um artifício para a desnaturalização do racismo no espaço escolar – e sua implementação no que se refere à observação da subjetividade dos corpos negros. O estudo ganha relevância em decorrência da importância e da urgência de temáticas que evidenciem a discussão étnico-racial e a educação antirracista. Os objetivos deste estudo consistem em analisar a aplicação da Lei nº 10.639/2003, a partir dos aspectos teóricos e práticos, em uma escola pública no Sul de Minas Gerais, buscando investigar as implicações de tal legislação neste espaço, bem como discutir as contribuições da educação antirracista enquanto pilar que possibilita repensar o desenvolvimento social. Sob este contexto, a pesquisa tem como questão norteadora a seguinte indagação: Como a Lei nº 10.639/2003 é aplicada e reverbera em uma escola pública no Sul de Minas Gerais? Ao ter em vista a problemática citada, optou-se pela pesquisa de abordagem qualitativa, com o método da Pesquisa Participante (PP), que se caracteriza por propor uma pesquisa engajada. Como instrumento de coletas de dados foram enviados, por meio da plataforma Google Formulários, questionários semiestruturados tanto a estudantes do Ensino Médio do ano letivo de 2022 e concluintes do Ensino Médio entre o ano de 2018 e 2021, quanto a professores(as) e equipe diretiva do ano de 2022 na escola em questão. O ano de início do recorte temporal, ou seja, 2018, foi escolhido por ser o ano em que no espaço da escola campo de nossa análise foi materializado o Coletivo Fala Miga. A amostra da pesquisa constitui-se de 79 respostas. Os dados obtidos por meio dos questionários foram analisados com base no método empírico da Análise de Conteúdo, proposto por Bardin (2011). Assim, a pesquisa problematiza o modelo de desenvolvimento presente na sociedade, o qual é estruturado em relações hierarquizadas de raça a partir de demandas políticas e econômicas; neste sentido, o estudo enfatiza a importância e a urgência de uma educação antirracista como engrenagem para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária.
Abstract: This research aims to analyze the impact of Law No. 10.639, enacted in January 2003 – which introduced the mandatory inclusion of "Afro-Brazilian History and Culture" in the official school curriculum and created a way for the denaturalization of racism within the school space – and its implementation in relation to the subjectivity of black bodies. The significance of this research lies in the importance and urgency of topics that highlight ethnic-racial discussions and anti-racist education. The objectives of the study are to analyze the implementation of Law No. 10.639/2003 from both theoretical and practical perspectives in a public school located in the south of Minas Gerais, examining its impact within this context, and discussing the contributions of anti-racist education as a foundation for rethinking social development. The guiding question for this research is: How is Law No. 10.639/2003 applied and its impact observed in a public school in the south of Minas Gerais? To address this question, a qualitative research approach utilizing the Participatory Research (PR) method was chosen, which involves engaged research. The data collection instrument employed was a set of semi-structured questionnaires distributed through the Google Forms platform. The recipients of the questionnaires included high school students from the 2022 academic year, high school graduates between 2018 and 2021, as well as teachers and administrative staff from the same school in 2022. The choice of the starting year, 2018, was influenced by the formation of the Fala Miga Collective at the school. The survey sample consists of 79 responses. The data obtained from the questionnaires were analyzed using the empirical method of Content Analysis, as proposed by Bardin (2011). The research aims to problematize the prevailing development model in society, which is based on hierarchical race relations driven by political and economic factors. Consequently, the study emphasizes the significance and urgency of anti-racist education as a means to foster a more just and egalitarian society.
Palavras-chave: Educação antirracista
Lei nº 10.639/2003
Relações étnico-raciais
Racismo estrutural
CNPq: CNPQ::OUTROS::CIÊNCIAS SOCIAIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Itajubá
Sigla da Instituição: UNIFEI
metadata.dc.publisher.department: IRN - Instituto de Recursos Naturais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3968
Data do documento: 14-Ago-2023
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_2024009.pdf2,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.