Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/398
Tipo: Dissertação
Título: Utilização de Medição Fasorial Sincronizada no monitoramento em tempo real da segurança da operação da UHE-Itaipu 60Hz.
Autor(es): TOCHETTO, André Pagani
Abstract: A tecnologia de Medição Fasorial Sincronizada vem sendo amplamente estudada, discutida e utilizada em empresas do setor elétrico, centros de pesquisa e universidades. O principal foco é a aplicação das informações fasoriais no sentido de proporcionar melhorias nas atividades de operação dos sistemas elétricos, como a análise de eventos, o monitoramento, o controle e a proteção. Na UHE-Itaipu, está prevista a atualização do sistema de oscilografia, com a inclusão de medição fasorial sincronizada. Diante dessa perspectiva, surgiu a necessidade de avaliar as possíveis aplicações da tecnologia, assim como avaliar a melhor forma de implementar essas aplicações e disponibilizá-las para as equipes de operação em tempo real. Nesse contexto, o trabalho apresenta uma proposta de utilização de Medição Fasorial Sincronizada no monitoramento em tempo real de regiões seguras de operação da UHE-Itaipu 60Hz. A proposta se baseia no monitoramento da impedância calculada a partir de informações fasoriais fornecidas por PMU. As regiões seguras de operação são definidas em função de simulações off-line de contingências no sistema de transmissão associado à UHE-Itaipu 60Hz, avaliando se em cada ponto de operação estudado, o sistema suporta a contingência atendendo os critérios de desempenho estabelecidos. Simulações discutidas no trabalho mostram a validade da metodologia proposta. A principal vantagem observada em realizar o cálculo da impedância em tempo real com base nas informações de PMU, é poder monitorar o ponto de operação da usina com relação ao sistema elétrico levando em consideração a condição real do sistema, que muitas vezes pode ser diferente das condições previstas nos estudos de planejamento e estabelecidas nas Instruções de Operação. O trabalho também apresenta o uso de uma arquitetura baseada na plataforma RTDS (Real Time Digital Simulator) para a realização de testes e implementação de aplicações de medição fasorial sincronizada em tempo real. Essa estrutura foi utilizada para possibilitar o desenvolvimento de uma aplicação, com o sistema PI (Plant Information), para o monitoramento das regiões seguras de operação em tempo real.
metadata.dc.publisher.department: IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Elétrica
Citação: TOCHETTO, André Pagani. Utilização de Medição Fasorial Sincronizada no monitoramento em tempo real da segurança da operação da UHE-Itaipu 60Hz. 2014. 101 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2014.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/398
Data do documento: 12-Mai-2014
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação_tochetto_2014.pdf2,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.