Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/400
Tipo: Dissertação
Título: Estudo da remoção de sulfeto de hidrogênio e amônia utilizando resíduos alcalinos da construção civil.
Autor(es): MEIRA, Larissa Helena da Rocha
Abstract: No tratamento anaeróbio de efluentes cerca de 70 a 90 % da matéria orgânica é convertida em biogás, sendo que na presença de compostos sulfurados as bactérias sulforedutoras degradam estas substâncias formando o gás sulfeto de hidrogênio. Este gás possui odor característico de ovo podre, além de ser tóxico, podendo ocasionar desde dores de cabeça, náuseas, conjuntivite até a morte em concentrações mais elevadas. Ele também é corrosivo, podendo causar sérios danos à estrutura das estações de tratamento e demais edificações vizinhas. Dentre as técnicas para tratamento do biogás, o uso de sistema alcalino vem sendo empregado para remoção do sulfeto de hidrogênio com grande eficácia. Como álcali pode-se usar substâncias como óxido de cálcio (cal), que é de baixo custo, bem como resíduos de construção e demolição, como cimento e argamassa, evitando que eles poluam o meio ambiente. Por isso, o presente trabalho teve o objetivo de estudar a remoção do gás sulfídrico produzido em um reator tipo manta de lodo (UASB), que se encontra instalado no bairro Estância, localizado na cidade de Itajubá – MG, por meio do monitoramento de quatro filtros em escala piloto, um contendo uma mistura de cal hidratada, areia e pó de virola branca, outro com concreto fino, um com reboco e o último com argamassa. Em análise prévia da reação dos materiais com o gás sulfeto de hidrogênio, o reboco e o concreto apresentaram uma pequena adsorção cooperativa com o gás em questão, enquanto a cal hidratada e a argamassa não, corroborando com a ideia que há uma reação química destes materiais com o sulfeto de hidrogênio. Os filtros funcionaram durante 21 dias (488 horas), sendo todos eficientes na remoção deste gás. Durante sete dias (154 horas) obtiveram 100% de eficiência. Contudo o filtro com cal hidratada como álcali reagente, apresentou melhores resultados, garantindo emissões abaixo de 10 ppm durante 15 dias, além de ser seletivo na reação com o sulfeto de hidrogênio, pois não apresentou reação com o gás metano, podendo ser usado na purificação do biogás para aproveitamento energético. Com isso se pode concluir que a aplicação de filtros contendo estes materiais possui alto potencial de uso para remoção de sulfeto de hidrogênio do biogás gerado por reatores UASB, sendo uma metodologia de fácil aplicação e de baixo custo.
metadata.dc.publisher.department: IRN - Instituto de Recursos Naturais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Meio Ambiente e Recursos Hídricos
Citação: MEIRA, Larissa Helena da Rocha. Estudo da remoção de sulfeto de hidrogênio e amônia utilizando resíduos alcalinos da construção civil. 2014. 123 f. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Recursos Hídricos) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2014.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/400
Data do documento: 26-Mai-2014
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_meira_2014.pdf3,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.