Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/401
Tipo: Dissertação
Título: Processamento de Titanato de Cobre e Cálcio (CCTO) Pelo Método dos Precursores Poliméricos para Aplicação em Dispositivos Fotoluminescentes.
Autor(es): NEGREIROS, Alexandra Sciani
Abstract: Cerâmicas a base de CaCu₃Ti₄O₁₂ (CCTO) têm despertado grande interesse científico e tecnológico após a descoberta da sua elevada constante dielétrica. Uma outra propriedade dos titanatos e sua característica óptica que tem despertando grande interesse entre os pesquisadores. Neste projeto de pesquisa, obteve-se pós cerâmicos CCTO pelo método dos precursores poliméricos (Pechini) com propriedade fotoluminescente em função do grau de ordem e desordem dos pós-processados. Os pós-obtidos após processamento foram caracterizados por: termogravimetria, para verificar as faixas de temperatura em que o material processado tem perda de massa; difração de raios-X, para determinar a estrutura cristalográfica e estimar os tipos de defeitos desenvolvidos; espectroscopia no infravermelho com transformada de Fourier, para analisar os diferentes modos de vibração apresentados pelo material; espectroscopia Raman, para caracterizar e identificar as unidades estruturais do material e fotoluminescência para constatar a validade do método na obtenção de compostos que possam ser utilizados como dispositivos luminescentes.
metadata.dc.publisher.department: IFQ - Instituto de Física e Química
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Materiais para Engenharia
Citação: NEGREIROS, Alexandra Sciani. Processamento de Titanato de Cobre e Cálcio (CCTO) Pelo Método dos Precursores Poliméricos para Aplicação em Dispositivos Fotoluminescentes. 2014. 45 f. Dissertação (Mestrado em Materiais para Engenharia) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2014.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/401
Data do documento: 6-Jun-2014
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_negreiros_2014.pdf1,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.