UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/402
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação do Potencial de Inóculo Micorrízico e sua importância na Revegetação de Taludes de Corte.
Autor(es): FARIA, Marco Túlio de
Abstract: A recuperação de áreas de taludes é um trabalho normalmente complexo, pois o impacto gerado com o corte do solo em profundidade dificulta o crescimento de espécies vegetais no sentido do topo para a base. Entretanto, observa-se que, mesmo com limitações física e química da qualidade do solo, tem sido observado o crescimento e ou sobrevivência de algumas espécies vegetais. Sugere-se que esse crescimento vegetal em áreas consideradas de extrema limitação ocorra em função do estabelecimento de simbiose com fungos micorrízicos arbusculares. Assim, o objetivo do presente estudo foi avaliar o potencial micorrízico (ocorrência e diversidade de fungos micorrízicos arbusculares) no solo e raízes de plantas sobre taludes de corte nos horizontes A e B, de um trecho da rodovia MG 383. Para isso, amostras de solo dos horizontes A e B de seis taludes foram avaliadas. Os resultados confirmaram o potencial micorrízico dos taludes estudados, com comprimento de micélio extrarradicular total variando de 21 a 61 m gˉ¹ de solo, densidade de esporos variando de 108 a 1193 50 gˉ¹ de solo e porcentagem de colonização em plantas dos taludes de 61,95 a 73,9 %. O índice de diversidade de esporos de fungos micorrízicos arbusculares foi de 1,17, com ocorrência das espécies Acaulospora scrobiculata, Acaulospora mellea e Paraglomus brasilianum. Observou-se uma relação forte e inversa entre fertilidade do solo e ocorrência de propágulos e formação de micorriza, evidenciando que a micorrização é importante no processo de revegetação de taludes de corte.
Citação: FARIA, Marco Túlio de. Avaliação do Potencial de Inóculo Micorrízico e sua importância na Revegetação de Taludes de Corte. 2013. 61 f. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Recursos Hídricos) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2013.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/402
Data do documento: 2013
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_faria_2013.pdf1.56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.