Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Teses
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dc.creatorSANTOS, Diogo Josué de Souza-
dc.date.issued2024-02-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/4026-
dc.description.abstractThis research explores the potential for synthesizing synthetic fuels and producing ammonia in Brazil using sugarcane bagasse and solid urban waste, both biomasses considered important in the Brazilian energy scenario by the National Energy Program 2030 and 2050. The case studies first consider gasification with 2 different gasification agents, with air only and another with air and steam added simultaneously to obtain hydrogen, which will be used to synthesize the other products. The plants are analyzed using the 1st law thermodynamic indicator to determine the overall efficiency without considering a scenario of thermal use by regeneration. The levelized costs of H2, NH3, GNS and CH3OH are also analyzed in order to quantify the viability of these products through a renewable route compared to conventional fossil energy routes. It can be seen that gasification using the addition of air and steam favors hydrogen production in all the scenarios evaluated, reducing levelized costs and obtaining higher plant efficiencies. The increase in hydrogen productivity results in the production of ammonia, GNS and methanol with lower production costs and higher efficiencies.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectBiomassapt_BR
dc.subjectHidrogêniopt_BR
dc.subjectCombustível sintéticopt_BR
dc.subjectAmônia gaseificaçãopt_BR
dc.titleAvaliação termodinâmica e econômica da síntese de amônia, gás natural e metanol através da rota de gaseificação de biomassa no contexto do Brasilpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.date.available2024-03-22-
dc.date.available2024-03-22T19:37:21Z-
dc.date.accessioned2024-03-22T19:37:21Z-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9738826911750266pt_BR
dc.contributor.advisor1PALACIO, José Carlos Escobar-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1472037977658347pt_BR
dc.contributor.advisor-co1VENTURINI, Osvaldo José-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2975606575001382pt_BR
dc.description.resumoEssa pesquisa explora o potencial da síntese de combustíveis sintéticos e da produção de amônia no Brasil através do bagaço de cana-de-açúcar e o Resíduo Sólido Urbano, ambas biomassas consideradas como importantes no cenário energético brasileiro pelo Programa Nacional de Energia 2030 e 2050. Os estudos de caso consideram primeiramente uma gaseificação com 2 diferentes agentes da gaseificação, apenas com ar e outro com ar e vapor adicionados simultaneamente para a obtenção do hidrogênio, que será utilizado para a síntese dos demais produtos. As plantas são analisadas pelo indicador termodinâmico de 1a lei para determinação da eficiência geral sem considerar um cenário de aproveitamento térmico por regeneração. Também são analisados os custos nivelados de H2, NH3, GNS e CH3OH a fim de quantificar a produção desses produtos através de uma rota renovável perante às rotas convencionais de energia fóssil. Observa-se que a gaseificação utilizando a adição de ar e vapor favorece a produção de hidrogênio em todos os cenários avaliados, reduzindo os custos nivelados e obtendo maiores eficiências da planta. O aumento na produtividade de hidrogênio tem por consequência obtenção de amônia, GNS e metanol com menores custos de produção e maiores eficiências.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIEM - Instituto de Engenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Doutorado - Engenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUNIFEIpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECÂNICApt_BR
dc.relation.referencesSANTOS, Diogo Josué de Souza. Avaliação termodinâmica e econômica da síntese de amônia, gás natural e metanol através da rota de gaseificação de biomassa no contexto do Brasil. 2024. 241 f. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2024.pt_BR
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