Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
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Tipo: Dissertação
Título: Desenvolvimento, educação e participação democrática: um estudo das escolas do legislativo da região geográfica imediata de Itajubá – MG
Autor(es): FERREIRA, Deborah Lemes do Vale
Primeiro Orientador: RODRIGUES, Rogério
Resumo: Esta pesquisa é sobre Escolas do Legislativo, com intuito de entender qual o papel das Escolas do Legislativo no incentivo à cidadania e à participação democrática a seu público-alvo num contexto de desenvolvimento que condiciona a cultura política e viabiliza a existência dessas Escolas, na visão dos seus participantes. Essa indagação tem como objetivo analisar a proposta das Escolas do Legislativo de incentivo à democracia e cidadania por meio da promoção de princípios e valores democráticos sob o ponto de vista dos participantes dessas Escolas. A justificativa desta pesquisa se apresenta como uma necessidade de estudar as possibilidades de processos formativos que efetivem uma sociedade democrática e com ampla participação dos sujeitos no campo da política. Em termos metodológicos realizou-se levantamento do estado da arte das Escolas do Legislativo, revisão bibliográfica de autores que discutem a formação política, democracia e o desenvolvimento, bem como aplicação de questionários aos participantes das Escolas do Legislativo da região escolhida para o estudo, qual seja, a região Geográfica Imediata de Itajubá. A pesquisa trouxe relevantes resultados para compreender a formação política em nosso contexto de desenvolvimento e sociedade.
Abstract: This research is about Legislative Schools, with the aim of understanding the role of Legislative Schools in encouraging citizenship and democratic participation among their target audience in a development context that conditions political culture and enables the existence of these Schools, in the view of its participants. This inquiry aims to analyze the proposal of the Legislative Schools to encourage democracy and citizenship through the promotion of democratic principles and values from the point of view of the participants of these Schools. The justification for this research is presented as a need to study the possibilities of training processes that create a democratic society with broad participation of subjects in the field of politics. In methodological terms, a survey of the state of the art of Legislative Schools was carried out, a bibliographic review of authors who discuss political formation, democracy and development, as well as the application of questionnaires to participants in Legislative Schools in the region chosen for the study, which that is, the Immediate Geographic Region of Itajubá. The research brought relevant results to understand political formation in our context of development and society.
Palavras-chave: Escola do legislativo
Poder legislativo
Educação política
Processos formativos
Cidadania
CNPq: CNPQ::OUTROS::CIÊNCIAS SOCIAIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Itajubá
Sigla da Instituição: UNIFEI
metadata.dc.publisher.department: IRN - Instituto de Recursos Naturais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/4043
Data do documento: 11-Dez-2023
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