Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/406
Tipo: Dissertação
Título: Análise de Prática de Inovação Aberta em Empresas Brasileiras de Grande Porte: Pesquisa & Desenvolvimento Colaborativo.
Autor(es): ARAÚJO, Willy Jorge Prudente de
Abstract: Este trabalho apresenta análise de pesquisa e desenvolvimento colaborativo enquanto prática da Inovação Aberta em empresas brasileiras de grande porte tendo por base o resultado de uma revisão sistemática de literatura e um levantamento do histórico e das gerações de P&D. Para tanto, foram realizados estudos de caso múltiplos e o resultado deste estudo revelou similaridades com a literatura como a busca pelo aumento no desempenho de projetos em qualidade e potencial inovador no que é tocante ao objetivo da utilização do P&D colaborativo, porém se distanciou dos autores pesquisados no que diz respeito à dificuldade com vazamento de informação devido à parceria. Este trabalho concluiu que as empresas brasileiras de grande porte pesquisadas fazem uso do P&D colaborativo com naturalidade, sem necessidade de treinamento de equipe ou perfil diferenciado daquele de empresas que utilizam somente o modelo fechado de P&D. Concluiu ainda que o motivo das empresas pesquisadas utilizarem o modelo aberto de P&D é aumentar as chances de manter a liderança no setor atraindo as novas ideias dos centros de pesquisa para suas empresas.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção
Citação: ARAÚJO, Willy Jorge Prudente de. Análise de Prática de Inovação Aberta em Empresas Brasileiras de Grande Porte: Pesquisa & Desenvolvimento Colaborativo. 2014. 51 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2014.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/406
Data do documento: 22-Mai-2014
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_araujo_2014.pdf889,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.