Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
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Tipo: Dissertação
Título: Produção de materiais didáticos por licenciandos em química como prática formativa para o uso da história da ciência na educação básica
Autor(es): BORDINHON, Elias Vitor
Primeiro Orientador: SILVA, João Ricardo Neves da
metadata.dc.contributor.advisor-co1: ROZENTALSKI, Evandro Fortes
Resumo: A produção de materiais didáticos pode ser um processo formativo para futuros professores buscarem inserir a História da Ciência (HC) no Ensino de Química. Essa estratégia formativa pode minimizar os problemas em torno da ausência ou mesmo pouca disponibilidade de materiais didáticos de qualidade em HC. Dessa forma, essa pesquisa tem por objetivo analisar a forma como licenciandos em química demonstram conhecimentos de HC ao desenvolverem um material didático escrito como parte de sua prática formativa. A metodologia desta investigação é de natureza qualitativa e do tipo documental, na qual foram analisados os materiais didáticos de HC produzidos pelos licenciandos de uma disciplina de Prática de Ensino II do curso de Química Licenciatura de uma instituição de Ensino Superior pública do sul de Minas Gerais. Os materiais da disciplina foram analisados quanto as seguintes categorias: tipo e organização da informação histórica: personagens; tipo e organização da informação histórica: evolução da ciência; materiais utilizados para apresentar a informação histórica, contextos aos quais a informação histórica está relacionada e estatuto do conteúdo histórico. Ao analisar os materiais foi possível identificar que a atividade teve como resultado não só o desenvolvimento de bons textos, mas também como é uma estratégia de formação relevante, uma vez que contribuiu na construção e manifestação de conhecimentos necessários ao exercício do ensino. Em relação aos personagens trabalhados em cada texto nota-se que os licenciandos possuíram grande preocupação no estabelecimento de cada parte envolvida no desenvolvimento científico. Quanto à abordagem da evolução da ciência, nota-se que nos tipos abordados pelos licenciandos ainda é grande a presença de abordagens que desconfiguram a evolução real do desenvolvimento científico e uma tendência a observá-la como uma evolução linear. Em relação aos materiais utilizados para apresentar a informação histórica notou-se grande preocupação dos licenciandos na maior parte dos materiais didáticos por uma apresentação gráfica agradável e atrativa para os estudantes da educação básica. Quanto aos contextos do conteúdo histórico utilizado pelos alunos é notável a importância superior que estes dão ao contexto científico, com frequência seus materiais foram construídos com essa base, deixando os demais contextos em segundo plano. Já no que se refere ao estatuto do conteúdo histórico, a importância dada ao contexto científico é reafirmada, os licenciandos em maioria o utilizaram como fundamental, enquanto os demais contextos foram abordados de forma complementar, tornando a necessidade de que sejam dadas a importância para esses nos materiais, tal qual, é a importância do contexto científico.
Abstract: The production of teaching materials can be a formative process for future teachers to seek to insert the History of Science (HC) in Chemistry Teaching. This training strategy can minimize problems around the absence or even low availability of quality teaching materials in HC. Thus, this research aims to analyze the way in which chemistry undergraduates articulate knowledge of HC when developing a written didactic material as part of their training practice. The methodology of this investigation is of a qualitative nature and of the documentary type, in which the teaching materials of HC produced by the undergraduates of a discipline of Teaching Practice II of the Chemistry Licentiate course of a public Higher Education institution in the south of Minas Gerais were analyzed. The course materials were analyzed in terms of the following categories: type and organization of historical information: characters; type and organization of historical information: evolution of science; materials used to present the historical information, contexts to which the historical information is related, and status of the historical content. When analyzing the materials, it was possible to identify that the activity resulted in the development of not only good texts, but also as a relevant training strategy, as it contributed to the construction and manifestation of knowledge necessary for teaching. In relation to the characters worked on in each text, it is noted that the undergraduates had great concern in establishing each part involved in scientific development. Regarding the approach to the evolution of science, it is noted that in the types covered by undergraduate students there is still a large presence of approaches that distort the real evolution of scientific development and a tendency to observe it as a linear evolution. In relation to the materials used to present historical information, there was great concern among undergraduate students in most teaching materials for a pleasant and attractive graphic presentation for basic education students. Regarding the contexts of the historical content used by students, the greater importance they give to the scientific context is notable; their materials were often constructed on this basis, leaving other contexts in the background. Regarding the status of historical content, the importance given to the scientific context is reaffirmed, the majority of undergraduates used it as fundamental, while the other contexts were approached in a complementary way, making the need to give importance to these in materials, just like that, is the importance of the scientific context.
Palavras-chave: História da ciência
Materiais didáticos
Formação de professores
CNPq: CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Itajubá
Sigla da Instituição: UNIFEI
metadata.dc.publisher.department: IFQ - Instituto de Física e Química
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/4084
Data do documento: 28-Mai-2024
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